Promessa

Nissan eletrificada

Grande destaque da marca é o Leaf, que desembarca no país no próximo ano; protótipo de carro que disputará Fórmula E estará no evento

Por Da Redação
Publicado em 07 de novembro de 2018 | 04:00
 
 
Leaf deve chegar ao Brasil em 2019 Foto: Nissan/divulgação

No grande espaço reservado pela montadora japonesa Nissan, que comemora dezoito anos de participação no Brasil, o 100% elétrico Leaf, que chega a sua segunda geração, ocupou as atenções. O carro será comercializado no Brasil em junho 2019 com o preço de R$ 178,4 mil.

Também estará presente no evento o protótipo do carro que a equipe Nissan disputará no ano que vem a temporada da Fórmula E. A proposta é usar a competição, que usa somente motores elétricos, para desenvolver e aperfeiçoar os modelos eletrificados da marca em um futuro que se avizinha e já aponta toda tendência para os automóveis híbridos ou totalmente elétricos.

O Leaf é um pouco maior que o Nissan Kicks e menor que o sedã Sentra e, além de ser elétrico, traz tecnologias inovadoras como o sistema e-Pedal, que consiste em deslocar e frear completamente o carro utilizando apenas o acelerador. Além disso conta com o sistema de condução semiautônoma e de estacionamento também totalmente automatizado.

O elétrico começa a ser vendido em versão única com motor de 149 cavalos e bateria de lítio de 40 kWh, que confere ao Nissan Leaf autonomia de 389 km no ciclo WLTP (que simula a vida real). O produto chegará ao mercado com três opções de carregamento.

Meio a meio

O grande destaque da Mercedes em São Paulo é a estreia da picape Classe X no Brasil. O modelo chega às concessionárias a partir do ano que vem, tem tecnologia compartilhada com a Nissan, e será oferecido em três versões tal como na Europa, onde já foi lançada: Pure, Progressive e a top de linha Power.

A Classe X compartilha motores e plataforma com a Nissan Frontier, sendo que há três propulsores disponíveis para o modelo por lá. O de entrada é um 2.0 a gasolina de 166 cv, seguido por um propulsor 2.0 turbodiesel capaz de entregar 163 cv ou 190 cv. Por último, há um V6 diesel 3.0, que rende 258 cv. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de sete velocidades. Por dentro, no caso da versão Power, de topo, o requinte é típico de uma picape, especialmente por sua distribuição alargada, a tela flutuante no cluster, além de limpeza e ordem da instrumentação.