Moto

Nova Kawasaki Versys 1000 chega ao Brasil com mais recheio tecnológico

Big trail da Kawasaki chega ao Brasil renovada nas versões Standard e Grand Tourer custando R$ 55.490 e R$ 66.990, respectivamente

Sex, 12/07/19 - 03h00

Um modelo que vem fazendo muito sucesso no Brasil, desde que foi lançado, é a Kawasaki Versys, uma moto big trail, que começa sua oferta com motor de 300 cc, passa pela média de 600 cc e chega à top de linha: a Versys 1000. Versátil, para uma aventura esportiva ou para viagem de maior distancia, a moto acabou de passar por uma reestilização e ganhou várias inovações.

As atualizações começam pelo motor de quatro cilindros em linha de 1.043 cm³, que agora possui um sistema eletrônico de válvulas, piloto automático eletrônico e uma central inercial, que monitora os parâmetros do motor e do chassi ao longo da curva. O chassi é em alumínio, e as rodas são de 17 polegadas.

Suspensão eletrônica

O para-brisa também é novo e conta com botões de ajustes posicionados ao alcance das mãos do piloto. O farol duplo é em LED, e o sistema de freios, ABS. O modelo mais equipado, a versão Gran Tour, traz suspensão eletrônica de alta tecnologia desenvolvida especialmente pela Kawasaki, painel TFT colorido, faróis auxiliares de curva, aquecedor de manoplas, entre outros equipamentos. 

Seguindo o mesmo caminho que suas irmãs japonesas, a Kawasaki utiliza motor de quatro cilindros em motos de alta cilindrada, como é o caso da Versys, que se destaca pela resposta do acelerador e torque robusto em todas as faixas de rotações. Ele é capaz de gerar 120 cv de potência e 10,4 kgfm de torque.

Sem cabo do acelerador

Uma das mudanças introduzidas na nova linha é a alteração no sistema de acelerador eletrônico, o que permitiu que a função de piloto automático tenha o sensor localizado na manopla que elimina o cabo do acelerador e em menos manutenção.

Também o sistema de embreagem recebeu modificações: com o motor em aceleração, atua para tornar os engates mais leves; mas quando é gerado freio motor em excesso, como resultado de rápidas reduções de marcha, a pressão sobre a embreagem é aliviada para auxiliar um rodar mais uniforme ao pneu traseiro.

A posição de pilotagem em uma motocicleta com a proposta de big trail, como é a Versys 1000, faz toda a diferença, por isso, é motivo de estudo e de permanente aprimoramento.

Na Kawasaki renovada, o sistema de ajustes do para-brisas fica na parte interna da bolha e ao alcance das mãos do piloto, que não precisa nem descer da moto para encontrar a melhor posição para pilotar. O design estreito do assento e do tanque proporcionam mais liberdade de movimento, permitindo que o piloto alterne sua posição de condução.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.