Durante as férias de julho, muitas pessoas aproveitam o recesso escolar para viajar, seja em família ou com amigos. Por isso, é comum que o fluxo de veículos nas rodovias aumente significativamente neste período. Para que tudo ocorra bem e o passeio seja tranquilo e seguro, um check-up completo no automóvel antes de pegar a estrada é altamente recomendado.
Segundo Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica, a manutenção do veículo deve ser realizada pelo menos um mês antes da viagem. Além disso, ele aponta que a revisão realizada com antecedência garante que haja tempo para testes e correções, caso seja necessário. “Mesmo quando não há risco direto à segurança, um problema inesperado pode interromper a viagem, deixando o veículo parado no meio do caminho, comprometendo toda a programação”, conta.
Breno Henrique, que também é fundador e CEO da Strong Car Services em Betim, reforça ainda que existem componentes de um veículo que podem estar com algum problema, mas não apresentam sinais visíveis ou audíveis para o motorista. Muitas vezes, o problema só pode ser identificado por um profissional da área. “Um exemplo clássico é a correia dentada, que fica protegida por capas e não é visível externamente. Mesmo que o veículo esteja funcionando normalmente, essa correia pode estar desgastada ou danificada”, esclarece.
Como notar se há algo de errado
O motorista deve ficar atento aos sinais dados pelo automóvel para certificar-se de que não há nada de errado. O engenheiro mecânico pontua que luzes acesas ou piscando no painel, ruídos anormais durante o funcionamento, fumaça saindo do capô ou instabilidade na direção são alguns indícios de que o automóvel apresenta problemas.
Além disso, ele aponta que sintomas como perda de potência, falhas na aceleração ou desempenho irregular também merecem atenção.
Revisão necessária
Todos os componentes precisam de atenção, tendo em vista que qualquer falha pode comprometer o percurso. Itens mais simples, como palhetas do para-brisa até componentes mais complexos como a suspensão do veículo, devem ser inspecionados.
Breno Henrique reforça que o ideal é que seja realizada uma análise completa, com foco nos sistemas de segurança. Veja quais:
- Freios (pastilhas, discos, fluido);
- Pneus (incluindo o estepe, calibragem e estado geral);
- Sistema de suspensão;
- Iluminação (faróis, lanternas e setas);
- Palhetas do para-brisa;
- Sinalização e funcionamento de todos os itens obrigatórios.
Cuidados para prevenir acidentes
Além de realizar o check-up completo no automóvel, é importante se atentar a outros cuidados quando estiver na estrada, para que a viagem seja realizada tranquilamente. Confira algumas recomendações:
- Evitar qualquer tipo de distração ao volante, como o uso do celular, comer ou manipular dispositivos durante a condução;
- Respeitar os limites de velocidade e sinalização da via;
- Descansar adequadamente antes de dirigir, evitando longos trechos de viagem com sono ou cansaço;
- Dirigir com consciência, mantendo distância segura dos outros veículos e sempre se atentar ao ambiente ao redor.
* Estagiária sob supervisão do portal O TEMPO