O disputado mercado de automóveis no Brasil viveu por décadas com os mesmos protagonistas. Volkswagen, Fiat e Chevrolet, disputando as primeiras três posições.
Isso porque, o quarto lugar se manteve cativo nas mãos da norte-americana Ford. Só que em 2018, ela foi desbancada pela francesa Renault, que fechou o ano como uma das quatro maiores fabricantes do Brasil.
Isso se deve muito ao impulsionamento das vendas do compacto Kwid, que contribuiu para que a marca ultrapassasse o tão almejado percentual de mercado acima dos 10%, atingido pela primeira vez desde que a planta de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada.
É de olho nesta consolidação que a Renault investe agora no lançamento da segunda geração do utilitário-esportivo Duster. Lançado em 2011 no país, o SUV teve desde então cerca de 280 mil unidades comercializadas e, agora, recebe um tapa no visual para mantê-lo competitivo diante a uma concorrência cada vez mais acirrada.
Confira o novo Renault Duster
A nova linha Renault Duster 2021 chega ao mercado em quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic, e já poderá ser testada na rede de concessionárias Renault de todo o Brasil.
Versões e preços
Renault Duster Zen manual (R$ 71.790)
Barras de teto pretas, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, freios ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, Isofix no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, stop & Start, trava elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de aço aro 16, rádio AM/FM com quatro alto-falantes e chave canivete.
Opcionais: Sistema multimídia Easylink, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 16.
Renault Duster Zen CVT X-TRONIC (R$ 77.790)
Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada.
Opcionais: Sistema multimídia Easylink, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, câmbio CVT, ponteira do escapamento cromada e painel de instrumentos com TFT.
Renault Duster Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490)
Todos os itens da versão Zen CVT + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve aro 16, vidros elétricos, volante em couro, sistema multimídia EasyLink, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado automático e piloto automático.
Opcional: bancos revestidos em couro.
Renault Duster Iconic CVT X-TRONIC (R$ 87.490)
Todos os itens da versão Intense CVT + câmeras multiview, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave-cartão hands free, rodas de alumínio aro 17 diamantadas e apoio de braço. Sem opcionais.
Liga e desliga do motor
Em quase uma década de vendas, o Duster ganhou muitos aprimoramentos por meio de versões especiais, que incorporaram ao modelo itens de conforto e de segurança, ainda que pese o fato do conjunto mecânico, motor e transmissão, continuarem os mesmos.
Pelo menos por enquanto, o novo Duster seguirá em oferta com o já conhecido motor 1.6 16V SCe, de 120 cv e 16,2 kgfm de torque, mas com uma novidade, o sistema start-stop, que ajuda a economizar combustível.
O Duster com motor 2.0 sai de cena. No visual, logo de cara nota-se a diferença na dianteira. Os faróis se integram à grade com o acréscimo de luzes diurnas de LED.
Inspiração norte-americana
O novo Renault Duster também traz mudanças nos para-choques, com entradas de ar mais robustas e luzes de neblina. O para-brisa foi mexido e ficou mais inclinado.
Olhando o SUV de traseira, é quase impossível não remeter o desenho das novas lanternas a dois modelos: o Jeep Renegade e o Ford Galaxie 500. O primeiro traz elementos em forma de X e o segundo em formato de cruz, o que fica mais parecido com o que se vê no atual Renault Duster.
Interior melhora bem
Lançado como modelo 2021, é por dentro que o novo Duster diz a que veio. A nova geração do SUV foi uma verdadeira revolução. Começando pelo painel de instrumentos, passando pelo volante, bancos e até o revestimento de portas, tudo novo.
A incorporação de itens inéditos de tecnologia tal como a nova central multimídia Easylink com tela de oito polegadas, sistema Multiview com quatro câmeras, além do alerta de ponto cego e sensor crepuscular, são importantes atributos que se destacam na linha do SUV.
Destaque também para os novos bancos, com espumas mais espessas e melhor apoio nas laterais. Além disso, o motorista ganhou um sistema de ajuste de altura com 54 mm o que eleva ainda mais a posição de dirigir, item indispensável para quem curte os SUVs.
Na versão top de linha, há ainda ar-condicionado digital, que traz anéis cromados. Os painéis das portas agora trazem apoio de braço, puxadores redesenhados e iluminação interna. A alavanca do câmbio também é nova na versão manual.
Fora de estrada
O novo Duster mantêm todas as capacidades off-road de sua geração anterior, com bons os ângulos de entrada (30°) e saída (34,5°), além de boa altura do solo (237 mm). O porta-malas com 475 L de capacidade é o maior do segmento, segundo a Renault.
Ainda na versão top, a chave é do tipo cartão, como já usada no irmão mais caro, o Captur, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida sem necessidade de inserí-la no painel.
Outro equipamento que estreia no veículo é o sensor crepuscular, disponível também nas versões mais caras, que permite o acendimento automático dos faróis ao escurecer. O carro conta também com piloto automático e limitador de velocidade, uma comodidade para clientes que costumam fazer longos percursos.
Ficha técnica - Novo Renault Duster CVT Iconic
Motor: 1.6 16V flex, aspirado, quatro cilindros em linha
Potência máxima: 118 cv/120 cv com gasolina/etanol a 5.500 rpm
Torque máximo: 16,2 kgfm a 4.000 rpm (com gasolina ou etanol)
Câmbio. Automático CVT com simulação de seis velocidades
Suspensão. Dianteira do tipo MacPherson. Traseira semi-independente com barra estabilizadora
Freios. A disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras
Direção. Elétrica
Tamanho: 4,37 m (comprimento), 2,67 m (entre-eixos), 1,69 m (altura), 1, 83 m (largura)
Peso (em ordem de marcha): 1.279 kg
Consumo (Inmetro): Na cidade, 10,7 km/L (gasolina) e 7,2 km/L (etanol); na estrada, 11,1 km/L (gasolina) e 7,8 km/L (etanol)
Porta-malas: 475 L