A Renault tirou de linha no Brasil o Zoe, seu primeiro veículo 100% elétrico de passeio lançado no país em 2018. Com o lançamento do SUV Megane E-Tech previsto para esta quinta-feira (21), a marca francesa jogou a pá de cal no Zoe tirando ele até do site da Renault.

Além do Megane E-Tech, a Renault planeja lançar no Brasil outros três modelos 100% elétricos no país até 2026. O primeiro a chegar deve ser o Renault 5, substituto do Zoe na Europa, e os SUV Renault 4 e Scenic E-Tech, recém-apresentado no Salão de Munique, na Alemanha.

Como já antecipamos, a Renault planeja grandes mudanças em sua linha de modelos para 2024 no Brasil. Modelos como o Stepway, Logan e Captur também devem sair de linha. O Duster será reestilizado. Mas a grande aposta da marca mesmo é no novo SUV compacto nacional, que já tem nome: Renault Kardian.

O inédito SUV compacto será o primeiro da marca feito no Brasil sob a moderna plataforma CMF-B, usada na nova geração do Sandero e do Clio europeu, e pronta para receber motorização híbrida ou 100% elétrica.

A história do Zoe no Brasil

Agora fora de linha, o Renault Zoe começou a ser vendido no Brasil em 2018, logo após o Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Em seu lançamento, o hatch elétrico custava R$ 150 mil e oferecia um motor elétrico dianteiro com 92 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Sua bateria tinha alcance de até 300 km, no ciclo WLTP.

Preço alto e vendas baixas

Em maio de 2021, o Renault Zoe recebeu uma atualização na Europa, que também chegou ao Brasil como modelo 2022. O preço do modelo então subiu para R$ 220 mil.

O carrinho, no entanto, ganhou um motor elétrico mais forte, com 135 cv de potência e 25 kgfm de torque, respectivamente. A autonomia da bateria também subiu para 385 km, no ciclo europeu WLTP.

Apesar das melhorias, o Zoe teve vendas tímidas no Brasil. Em 2022, por exemplo, teve pouco mais de 200 unidades comercializadas, ficando fora do top 10 entre os elétricos mais vendidos do país. Agora, a Renault foca no Kwid E-Tech, a versão elétrica do hatch de entrada da marca, vendido a R$ 139.990.