A Renault apresenta no Salão de Munique, na Alemanha, o novo Scenic E-Tech 2023. O modelo, que agora ganha o nome E-Tech, é 100% elétrico, e mistura as comodidades de uma minivan, com elementos comuns ao mundo dos SUVs.
O novo modelo utiliza a plataforma CMF-EV, também usada pelo Megane E-Tech, que será lançado em breve no Brasil, e pelo Nissan Ariya, por exemplo. Feito para ser espaçoso, o Scenic E-Tech tem um entre-eixos de 2,78 m, e altura de 1,57 m.
Semelhanças com o Megane E-Tech
Contudo, visualmente, o modelo apresenta a nova linguagem visual da marca, focado em detalhes retos e também curvilíneos, com aspecto futurista. Assim, o Scenic também ostenta o novo logotipo da marca, e nas bordas da dianteira, os faróis diurnos são semelhantes ao do Megane.
Na interna, um dos destaques do modelo é o display digital de 12,3 polegadas, em conjunto com a central multimídia de 12 polegadas, que além de integradas, reproduzem o sistema OpenR Link da Renault, baseado no Google.
Além disso, e tratando-se de um carro familiar, há vários porta-objetos, além de um apoio de braço central, que revela suporte para dois smartphones, além de duas portas USB. No porta-malas, o espaço é de 545 L, podendo chegar a 1.670 L, com os bancos rebatidos.
Conheça o Megane E-Tech; assista:
Teto solar inovador
Ainda no interior, os ocupantes têm a opção de um teto solar panorâmico chamado "Solarbay", desenvolvido pela fabricante Saint Gobain. Usando cristais líquidos dispersos em polímero, ele pode ficar opaco em um trecho do vidro por vez, com vários níveis de proteção da luz solar.
O Scenic E-Tech terá dois tamanhos de baterias, alimentados por um motor dianteiro. Na versão básica, o motor de 169 cv funciona parelho à bateria de 60 kWh, com um 0 a 100 km/h de 9,3 segundos, e velocidade máxima de 150 km/h. O alcance é de 420 km.
Nas versões "High Range", com mais autonomia, o motor gera 217 cv, junto de uma bateria maior, com 87 kWh. Nesta versão, o alcance passa para 619 km, e a velocidade máxima é de 169 km/h. Seu 0 a 100 km/h diminui em 0,9 s.
Feitas da mistura de níquel-manganês-cobalto, as baterias do Scenic E-Tech tem 6% mais densidade energética que as do Megane. A Renault diminuiu a temperatura ideal do funcionamento da bateria, e os modelos padrão podem carregar rapidamente até 130 kWh, chegando a 150 kWh nas versões High Range. Carregadores AC integrados, com 7 kW ou 22 kW, estão disponíveis ao comprador.
Um SUV quase 100% reciclável
A marca afirma que até 24% dos materiais utilizados do Scenic E-Tech são reciclados, incluindo 80% do alumínio do capô e das portas. A interna é feita de 26% de plástico reciclado, enquanto 80% dos materiais do painel são reutilizados. Segundo a Renault, a ideia é que 90% do carro, incluindo a bateria, possa ser reciclado no final da vida útil do modelo.
Assim, com três versões de acabamento, incluindo uma com detalhes esportivos, chamada "Espirt Alpine", o modelo não utiliza couro em seu interior, o que vai de encontro com o compromisso da montadora, em não utilizar mais o material até o ano de 2025.
O Scenic E-Tech estará disponível na Europa a partir do primeiro semestre de 2024. O preço ainda não foi divulgado.