A Stellantis está se preparando para a nacionalização do Jeep Avenger, um veículo apresentado na Europa em setembro de 2022. O grupo automotivo já estaria em contato com fornecedores para iniciar a fabricação do projeto 516, nome interno dado ao Avenger,  conforme antecipado pelo portal @autossegredos.

Compartilhando a linha de produção com o sucessor do Fiat Argo, ambos os veículos serão fabricados na planta da Fiat, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles serão construídos sobre a plataforma CMP da Peugeot/Citroën, que já é utilizada em modelos como o Peugeot 208, e-2008, Citroën C3 e C3 Aircross.

Previsão de lançamento

A expectativa é que o novo Jeep Avenger seja lançado entre 2025 e 2026, logo após o lançamento da nova geração do Fiat Argo. O Avenger provavelmente receberá uma atualização visual para marcar a metade de seu ciclo de vida, seguindo a estratégia adotada pela Peugeot com o SUV 2008.

Tamanho e design do Avenger

Posicionado abaixo do Renegade na Europa, o Jeep Avenger possui as seguintes medidas: 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Em comparação, o Renegade mede 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,57 m de entre-eixos.

Embora o Avenger se inspire no Renegade, ele apresenta linhas mais arredondadas do que seu irmão maior. A grade frontal e os faróis horizontais demonstram influências do Compass e de outros SUVs da marca.

Na lateral, as portas possuem acabamento em plástico preto, e as caixas de roda são bem pronunciadas, com molduras plásticas. Ao redor dos vidros também é utilizado plástico, e as maçanetas das portas traseiras estão próximas à coluna C, semelhante ao Honda HR-V.

A traseira do Avenger apresenta um design bastante similar ao do Renegade, mas se diferencia pelo caimento do teto, sendo mais fluido em comparação com o formato mais quadrado do Renegade.

As lanternas traseiras também remetem ao SUV maior da Jeep. A tampa do porta-malas é posicionada em uma altura mais baixa, o que pode facilitar o carregamento de cargas pesadas. 

Interior e recursos tecnológicos

Internamente, o Jeep Avenger apresenta um painel com disposição horizontal e opção de acabamento na cor externa do veículo. Além disso, possui iluminação personalizável. O painel de instrumentos é digital, com sete polegadas, enquanto a central multimídia possui 10,2 polegadas e é sensível ao toque.

Opções de motorização

Graças à plataforma CMP, o Jeep Avenger poderá ser oferecido em versões a combustão, híbridas ou até mesmo totalmente elétricas. No Brasil, a tendência é que o Jeep Avenger será equipado com o motor 1.0 turboflex T200, associado a um câmbio CVT, conjunto já conhecido no Fiat Pulse.

Além disso, haverá uma versão híbrida convencional, que combinará o motor mencionado anteriormente com um motor elétrico. Na Europa, o modelo também tem uma versão totalmente elétrica, equipada com baterias de 54 KWh, que proporcionam uma autonomia de até 400 km no ciclo WLTP.