Avaliação

Um passeio pela terra do churrasco e do chimarrão

A bordo do Kia Sportage, Super Motor desbravou o Uruguai por dez dias; modelo sul-coreano com motor 2.0 16V provou suas qualidades

Por Da Redação
Publicado em 28 de fevereiro de 2018 | 03:00
 
 
Versão GT Line vem com rodas esportivas aro 19 Foto: Raimundo Couto

Na profissão de jornalista acontecem, eventualmente, situações em que podemos aliar o trabalho e ao lazer. Nossa rotina é sempre corrida, e, na grande maioria das vezes, mesmo que as constantes viagens ao exterior façam parte de nosso dia a dia, são poucas as chances e o tempo para que, de fato, possamos conhecer alguma cidade em sua totalidade. Neste início de ano, finalmente, veio a acontecer um desses bons encontros. Durante minhas férias, no mês passado, pude viajar pelo Uruguai por dez agradáveis dias e com minha família a bordo de um Sportage GT Line cedido pela Kia Motors do Uruguai, operação comandada pelo Grupo Gandini.

O destino inicial foi a capital Montevidéu, onde um Kia Sportage, na cor vinho, já estava nos esperando no hotel. Rodamos pela cidade por três dias, conhecendo os principais pontos turísticos, como o famoso Mercado, um reduto gastronômico com enorme diversidade de opções, o tradicional Teatro Soles, a feirinha de artesanato no centro da cidade, entre outros.

Rosnado forte

No Uruguai, o Sportage usa o mesmo motor 2.0 16V do modelo vendido no Brasil. No entanto, no país vizinho, ele só roda com gasolina e rende até 161 cv a 6.200 rpm. Potência suficiente para mover o “tigre asiático” de 1.570 kg de maneira honesta, mas sem rompantes de esportividade.

Os 20,2 kgfm de torque máximo só aparecem plenamente aos 4.700 giros, e, de fato, o modelo só mostra vigor em rotações altas. A transmissão é automática de seis velocidades, mas para se extrair mais fôlego do propulsor, é preciso recorrer às trocas manuais das marchas, que são feitas por meio das paddles shifts atrás do volante.

Em todo o período em que ficamos em Montevidéu, apesar de seus 4,49 m de comprimento, o tamanho do Sportage não foi problema na hora de estacionar. Dirigir pela capital uruguaia, é tarefa das mais fáceis e prazerosas.

O trânsito é bem organizado e oferece boa sinalização, tanto na parte central como nos bairros mais afastados. A avenida que beira o rio de la Plata é larga e praticamente corta a cidade em toda sua extensão, o que facilita bem a orientação.

 

Pela estrada com o SUV asiático

Três dias de depois de chegarmos, a primeira parte da jornada estava bem cumprida com a valorosa colaboração do Sportage. Para conhecer bem algum lugar, nada melhor que ter um carro à sua disposição para se aventurar por lugares, às vezes, fora do roteiro previsto.

A próxima parada seria na pitoresca Colônia del Sacramento, que fica uns 250 km de Montevidéu, em estrada com duas pistas, largas, e quase que durante todo o tempo em linha reta.

Conhecida por proporcionar a seus moradores e turistas um pôr-do-sol literalmente iluminado pelo reflexo do Rio de La Plata, Colônia Del Sacramento é um pequeno e bucólico vilarejo às margens do citado rio, que se destaca pelas ruas floridas e bons restaurantes. Este trecho da estrada foi providencial para conferir o excelente isolamento acústico do SUV, que está em sua quarta geração, e que se destaca pelo visual contemporâneo e elegante ao mesmo tempo.

Os ajustes elétricos dos bancos dianteiros e os sistemas de alerta de tráfego e auxiliar de frenagem em descidas, conferem mais segurança e conforto. O porta-malas de 868 L comportou, com relativa folga, a bagagem de uma família de cinco pessoas. Bem equilibrado nas curvas, o utilitário-esportivo aderna muito pouco e a direção elétrica ganha firmeza em velocidades elevadas. Controle eletrônico de estabilidade e de tração estão presentes na versão avaliada no Uruguai.

Visual faz sucesso

Imponente, o Sportage fez sucesso na aprazível Colônia del Sacramento. O desenho do SUV feito pelo alemão Peter Schreyer, ex-designer dos carros da marca Audi e um dos mais conceituados nessa área, preservou a aparência ousada e, ao mesmo tempo, elegante do carro. A linha de cintura permanece alta, com curvas suaves e arredondadas. Na frente, a grade em formato de boca e os faróis alongados para cima lembram outros carros da fabricante sul-coreana.

Espaço de sobra

Confortável. Além de boa altura em relação ao solo, o Sportage oferece espaço interno generoso, principalmente depois de crescer 4 cm no comprimento e 3 cm no entre-eixos em relação à geração anterior do modelo.

 

Média de consumo foi surpreendente

O fim da viagem se aproximava e era hora de deixar Colônia de Sacramento em direção à badalada Punta del Este. Assim como a rota que liga Montevidéu a Colônia, até Punta del Este uma reta só corta o pequeno país sul-americano. Nesses trechos, destacou-se a boa média de consumo do Sportage, que, ao fim da jornada de dez dias, cravou 9,0 km/L.

Levando em conta o tamanho e o peso do SUV, pode-se concluir que o modelo não é um beberrão contumaz. Em suma, o Kia Sportage é confortável, imponente e bem agradável de dirigir. No Brasil, o modelo parte de R$ 112.990.Em Belo Horizonte, a Kia Brisa é a representante oficial da marca.

Bem completo

Itens de série. A versão GT Line traz o mesmo nível de equipamentos da versão EX à venda no Brasil, ela inclui: ar-condicionado digital de duas zonas, bancos e volante revestidos em couro com ajustes elétricos na frente, sistema keyless, sensor de chuva, sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque com GPS e DVD, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis de neblina, lanternas dianteiras e traseiras em LEDs, teto solar duplo panorâmico, assistente de partida em subidas e de frenagem em descidas, assistente de tráfego, detector de ponto cego e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, entre outros.