A Volkswagen apresentou na Europa o primeiro facelift do T-Cross, trazendo modificações discretas em seu design externo e melhorias significativas na cabine. O modelo, que promete conquistar os amantes de SUVs compactos, está previsto para chegar ao Brasil no ano de 2024.
Design renovado
Com relação ao design, o novo T-Cross 2024 apresentará uma leve "cirurgia plástica". A dianteira exibe faróis renovados com tecnologia de LED matricial (a conhecida IQ.Light), além de uma grade frontal iluminada, inspirada no modelo Taos.
Na parte traseira, o destaque fica por conta dos refletores em formato de "X" integrados às lanternas, juntamente com um para-choque redesenhado.
No interior, o T-Cross 2024 surpreende com materiais de qualidade superior, incluindo detalhes de costuras aparentes em determinadas partes do veículo. A central multimídia recebeu uma moldura que a destaca no console central, proporcionando uma experiência visual aprimorada.
Recursos tecnológicos
Na Europa, o SUV compacto já sai de fábrica com um painel de instrumentos digital equipado com uma tela de oito polegadas, enquanto as versões mais avançadas oferecem uma tela de 10 polegadas.
Quanto à central multimídia, ela possui uma tela tátil de oito ou 9,2 polegadas, dependendo da configuração escolhida. Vale ressaltar que os faróis IQ.Light estão disponíveis apenas nas versões Style e R-Line.
Dimensões e motorização
O T-Cross europeu teve um leve aumento de 2,7 cm em seu comprimento, alcançando agora 4,13 m. Apesar disso, o modelo continua sendo menor que a versão brasileira, que possui 4,19 m.
Essa diferença ocorre devido à utilização da base do Polo no carro produzido na Europa, resultando em uma distância entre-eixos de 2,56 m, enquanto o T-Cross nacional, construído sobre a plataforma do Virtus, possui 2,65 m de distância entre-eixos.
No mercado europeu, o veículo é equipado com o motor 1.0 turbo já conhecido no Brasil, dispondo de duas variações de potência: 95 cv com transmissão manual de cinco marchas, e 116 cv com transmissão manual de seis velocidades, além de uma opção de câmbio de dupla embreagem de sete marchas.
Previsão de lançamento no Brasil
Inicialmente, o facelift do T-Cross estava previsto para estrear no mercado brasileiro durante o ano de 2023. No entanto, a Volkswagen foi forçada a decretar um período de lay-off na fábrica de São José dos Pinhais (PR) com duração de até cinco meses, resultando em um atraso no cronograma de lançamento do SUV.