Saiu o resultado

Aos 9 anos, vencedora do Prêmio Bom Exemplo doa cadeiras de rodas

Júlia Macedo troca lacres de latinhas por esperança e contribui para uma sociedade melhor

Ter, 29/04/14 - 22h48

Foi divulgado ontem à noite, em um evento que ocorreu na sede da TV Globo Minas, em Belo Horizonte, o nome do grande vencedor do Prêmio Bom Exemplo na categoria Cidadania. Neste ano, o escolhido pelo voto popular é a estudante Júlia Fernandes Rodrigues Macedo, de 9 anos, que troca lacres de latinhas por cadeiras de rodas. A solenidade, que teve a presença do vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, e do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, que representou o governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, contou ainda com o reconhecimento de outras oito categorias.

Através do projeto Lacre Solidário, a aluna do 4° ano do ensino fundamental, que ainda não sabe que carreira vai seguir, já tem uma certeza: de que gentileza atrai gentileza. O interesse pela solidariedade na vida de Júlia surgiu depois que os seus pais doaram dinheiro para a Creche Tia Dolores, em Belo Horizonte. Como agradecimento, alunos da instituição encaminharam uma carta à família, impressa em bonequinhos de papel. “Estou muito contente. Minha felicidade é ver o outro feliz", disse.

A mãe da garota, Ivete Rodrigues de Macedo, ficou orgulhosa da filha. “Além de ajudar as pessoas, ela contribui com o meio ambiente”, destacou. Desde 2013, quando o projeto foi criado, a Júlia já doou quatro cadeiras de rodas a uma creche, a um asilo e a um centro de reabilitação.

O prêmio. O Prêmio Bom Exemplo é uma parceria da TV Globo Minas, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), da Fundação Dom Cabral e do jornal O TEMPO. A iniciativa valoriza ações solidárias que, na maioria das vezes, não saem do anonimato. São pessoas que ajudam e tentam mudar a realidade da comunidade onde vivem.

Para diretor da TV Globo Minas, Marcelo Matte, as mudanças na cultura de um país se dão muito lentamente, e o Prêmio Bom Exemplo é uma ação que desperta nas pessoas o interesse em boas práticas. “Uma das melhores maneiras de se conquistar novos comportamentos e parâmetros é pelo exemplo. E, graças a Deus, existe muita gente fazendo coisas boas. Existe muito voluntariado. Isso, de alguma forma, repercute positivamente”, disse.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado, agradeceu aos parceiros pela iniciativa. Ele destacou que a sociedade precisa cada vez mais de bons exemplos. “Em cinco anos o prêmio vem cumprindo a missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade e da qualidade de vida das pessoas. Essa iniciativa multiplica boas ações. Em todos os campos, ela identifica práticas que precisam ser replicadas em nosso dia a dia”.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis ressaltou que o prêmio é uma alternativa para tornar a sociedade mais justa e igualitária. “Essa é uma demanda da sociedade. A gente precisa reconhecer e valorizar esses bons exemplos de cidadania e de comportamento, que hoje são tão escassos na sociedade brasileira”.

O vice-presidente da Sempre Editora, Luiz Tito, concluiu frisando que todo bom exemplo é essencial para o encurtamento de mudanças na sociedade.

“Quando você quer encurtar caminhos, o bom exemplo é sempre um farol no fim da caminhada. Essa iniciativa desperta nas pessoas opções de melhor apresentarem as suas vocações.”

Luiz Tito, Vice-presidente da Sempre Editora


Outras categorias

Ciência: Ana Paula Salles Moura Fernandes. Graduada em Ciências Biológicas, mestre em microbiologia, doutora em parasitologia. Desenvolve projetos de pesquisa de diagnóstico, vacinas e tratamento contra leishmaniose.

Inovação: CSEM Brasil. Centro de pesquisa aplicada, privado e sem fins lucrativos, que tem por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica e aplicada de caráter científico ou tecnológico, bem como desenvolvimento tecnológico.

Economia e Desenvolvimento de Minas: Revista “Mercado Comum”. Publicação mensal que reúne expressões do pensamento e do mundo econômico, político, acadêmico, científico e cultural. É editada pelo economista Carlos Alberto Teixeira.

Meio Ambiente: Minerita. Primeira empresa a ter uma prática ecoeficiente reconhecida no Banco de Boas Práticas Ambientais, desenvolvido pela FEAM. A empresa reaproveita rejeitos da mineração.

Educação: Projeto Providência. Obra de promoção humana que garante cidadania e direito a cerca de 3.000 crianças e adolescentes na Vila Maria, no Taquaril e no Aglomerado da Serra.

Esportes: Luciano Corrêa. Presidente da associação Esporte sem Fronteiras no Brasil.

Cultura: Priscila Freire. Ex-diretora do Museu de Arte da Pampulha, tem uma vida dedicada à cultura. Ela também tornou-se uma colecionadora de arte, com destaque para a arte popular do Vale do Jequitinhonha.

Personalidade do Ano:  Coronel Cláudia Romualdo. Comandante da Polícia Militar de Belo Horizonte.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.