SETEMBRO AZUL

Dia Nacional do Surdo: saiba como aprender gratuitamente o básico de Libras

Saber se comunicar na linguagem das pessoas surdas é uma das maneiras de proporcionar a inclusão social dessa comunidade

Seg, 26/09/22 - 13h20
Um dos cursos gratuitos oferecidos é o de Língua Brasileira de Sinais (Libras) | Foto: Pexels (imagem ilustrativa)

O mês de setembro é marcado por datas que buscam reforçar a importância dos direitos da comunidade surda no Brasil. Chamado de Setembro Azul, o mês abriga datas como: o Dia Mundial da Língua de Sinais, no dia 10; o Dia Nacional dos Surdos, no dia 26; e no dia 30, o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais.

O número de pessoas surdas, no Brasil, passa dos dez milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com a lei que determina o uso da Libras, Língua Brasileira de Sinais, lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, essas pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas, órgãos e entidades.

Para celebrar o mês, o Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) preparou uma programação inclusiva, com atividades acessíveis e eventos dedicados ao debate de pautas da comunidade surda. Segundo a instituição, a fachada digital do Espaço ficará iluminada de azul durante todo o mês, das 18h30 às 22h30. Debates, oficinas, exposições e 'stand up' serão realizados online e presencialmente. A entrada para as atividades será por ordem de chegada. A programação pode ser conferida no site da UFMG

Algumas pessoas têm o interesse de aprender a comunicação de sinais, mas não sabem como podem adquirir o conhecimento. É bom lembrar que, saber se comunicar na linguagem das pessoas surdas é uma das maneiras de proporcionar a inclusão social dessa comunidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aprender o básico de Libras, a língua brasileira de sinais. Confira: 

A Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso em sua plataforma online sobre a língua brasileira de sinais. O curso traz videoaulas, material didático e atividades voltadas para não-surdos interessados em conhecer mais sobre o universo da surdez. Não é necessário nenhum cadastro para ter acesso ao conteúdo do curso, que não oferece certificado de realização.

O Hand Talk é um aplicativo que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais. Os interessados ainda contam com a ajuda dos tradutores virtuais Hugo e Maya e de outros especialistas para quebrar a barreira de comunicação. Além das traduções, há uma série de vídeos para ensinar crianças e adultos a dominar expressões e sinais da linguagem. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

O Youtube é sempre um auxiliador para tudo, e não seria diferente neste caso. A plataforma digital reúne pessoas fluentes na língua (sendo elas profissionais ou surdos) e é uma ótima oportunidade para conhecer novas palavras. Alguns dos canais em que você pode encontrar conteúdos interessantes e didáticos são o Academia de Libras, Germano Dutra Jr (Surdo Cult), Larissa Jorge, Incluir Tecnologia, dentre outros. 

Por que Setembro Azul?

A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda. Essas pessoas eram então encaminhadas a instituições na Alemanha e Áustria, onde eram executadas. Mas desde 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e resistência.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.