O governo federal quer investigar 39 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados antes do início da pandemia da Covid-19 no país, no dia 26 de fevereiro. Segundo o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, durante entrevista coletiva em Brasília, nove Estados contabilizaram infectados com o novo coronavírus
Segundo ele, Amazonas (2), Bahia (1), Ceará (2), Espírito Santo (1), Goiás (1), Paraíba (1), Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul (2) e São Paulo (25) terão que apurar se houveram de fato casos de Covid-19 antes do que se pensava no país, ou se houve algum erro na hora do registro.
No podcast Tempo Hábil Entrevista: historiadora explica por que século XXI só começa quando vírus for controlado
“Antes do dia 26 de fevereiro, conseguimos identificar nos nossos sistemas 39 casos de SRAG por Covid-19. Estamos encaminhando um ofício para todos os Estados para que seja feita uma investigação com mais profundidade, para ver se realmente houve o início dos sintomas antes do dia 26 de fevereiro, ou se houve um equívoco na digitação das datas”, disse.
A investigação é necessária para que o Ministério da Saúde saiba se o vírus de fato já circulava no país antes da data considerada inicial.