NOVA YORK, EUA. Veterinários estão relatando um fenômeno estranho: cães e gatos esterilizados, e até filhotes, de repente estão ficando hormonais. Nas fêmeas, os sintomas lembram o cio: genitálias inchadas, evacuação de sangue e problemas comportamentais. Os machos estão apresentando tecido mamário inchado e queda de pelo. Os tratamentos padrões e até operações não têm surtido efeito.
Agora, os veterinários identificaram o culpado. As donas dos bichinhos de estimação eram mulheres que usavam cremes hormonais em suas mãos, braços e pernas para conter os sintomas da menopausa. Os animais que lamberam ou se esfregaram nas pernas dos seus donos estavam sendo expostos inadvertidamente a doses dos medicamentos hormonais.
Esses relatos, primeiro coletados pela Rede de Informação Veterinária, que é um serviço de notícias para veterinários norte-americanos, sugerem que muitas mulheres não estão tomando as precauções apropriadas ao usarem produtos tópicos com hormônio - colocando não só os bichinhos mas também os familiares em risco de exposição a hormônio. "Os cães estão lambendo e se esfregando na área tratada; assim, eles absorvem o medicamento, que está fazendo-os voltarem ao cio", disse o veterinário Terry Clekis.
"Vi cinco casos de exposição de animais de estimação a cremes para menopausa, incluindo uma cadela que parecia ter entrado no cio cerca de seis meses após ser castrada". Clekis temia que houvesse deixado para trás restos de tecido ovariano após a castração. Então, ele repetiu a cirurgia, mas não encontrou nada. Foi sua mulher, conversando com a dona da cadela, que descobriu que ela estava usando um creme com hormônio. Assim que a dona começou a tomar precauções para seu bichinho não se expor aos hormônios, os sintomas desapareceram.
Crianças. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA emitiu uma advertência no meio do ano após oito meninas expostas a um spray de estrogênio terem apresentado sinais de puberdade prematura, como inchaço dos mamilos e aumento dos seios. A agência já havia emitido, em 2009, outra advertência após oito crianças terem sido expostas a testosterona tópica. O uso tópico de estrogênio, na forma de cremes, sprays e géis, aumentou desde a publicação de um estudo do governo dos EUA afirmando que medicamentos de uso oral para menopausa aumentam o risco de ataque cardíaco e de câncer.
No ano passado, médicos norte-americanos emitiram 440 mil receitas para estrogênios tópicos de marca, quase o triplo do número de 2006, segundo a IMS Health, serviço de informação sobre medicamentos. E esse número não inclui o mais de 1 milhão de mulheres que usam cremes hormonais compostos, produtos manipulados por farmacêuticos e que são promovidos como alternativa aos medicamentos comerciais para menopausa.
A endocrinologista Cynthia A. Stuenkel, ex-presidente da Sociedade Norte-americana da Menopausa, disse que a instituição estava entrevistando seus membros para coletar ocorrências de exposição inadequada de animais ou crianças a hormônios. O problema é que os médicos prescrevem esses remédios geralmente para tratar mulheres mais velhas, mas quem observa os problemas são os pediatras e veterinários. "Precisamos fazer uma ligação entre esses grupos, para que os pediatras e veterinários detectem o problema precocemente, antes de sujeitar essas crianças e animais a exames extensivos", disse ela.
Mas alguns veterinários dizem que as mulheres não estão comentando que usam medicamentos hormonais simplesmente porque não imaginam que isso pode estar relacionado ao problema do bichinho de estimação.