Tensão

UFRGS recebe ameaça de atentado; UFMG também é alvo

Mensagens foram disparadas e compartilhadas em redes sociais; já em Minas, universidade recebeu e-mail com ameaças

Por Heitor Mazzoco
Publicado em 20 de março de 2019 | 19:25
 
 
Ameaças começaram a partir de fóruns anônimos de internet Ramon Moser / UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebeu ameaça de atentado “semelhante ao ocorrido em Suzano”, na Grande São Paulo. Para evitar uma nova tragédia, a universidade acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal (PF). A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também foi alvo de ameaça de uma pessoa desconhecida que prometeu “metralhar” funcionários, professores e alunos.

Mensagens que circulam por redes sociais incitam o crime no campus do Vale. Em uma das mensagens encontradas pela reportagem de O TEMPO, uma pessoa – anônima – diz que será a primeira a realizar uma chacina em uma universidade. O que causa espanto é que há respostas para os comentários com apoio.

A Polícia Federal no Rio Grande do Sul vai investigar as ameaças na tentativa de encontrar autores do crime. Durante esta quarta-feira (20), mensagens circularam nas redes sociais dizendo que três pessoas foram presas com armas dentro do campus Vale. A informação, no entanto, não é verdadeira.

UFMG
No último domingo (17) uma pessoa não identificada enviou e-mail dizendo que utilizaria uma metralhadora contra funcionários, estudantes e professores, porque não foi aceito no sistema de cotas da universidade. A universidade já identificou de onde partiu a mensagem e a Polícia Federal investigará o caso.

Suzano
Nesta quarta-feira (20) completou uma semana do atentado na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo. Dois ex-alunos da instituição de ensino com 25 e 17 anos entraram armados na escola e fizeram oito vítimas. Depois um dos assassinos matou o comparsa e se suicidou. Três pessoas ainda estão internadas em um hospital de Mogi das Cruzes, também Grande São Paulo, e no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo.

Nota da UFRGS:

A Universidade Federal Rio Grande do Sul, assim como algumas outras universidades brasileiras, recebeu informações de ameaça de atentado no Campus do Vale, semelhante ao ocorrido em Suzano, SP. Diante disso, a Universidade acionou, preventivamente, o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), polícias Federal e Civil e o setor de inteligência da Brigada Militar e, ainda, reforçou sua segurança interna. A UFRGS tomou essas medidas a fim de proporcionar a manutenção de todas atividades no local com segurança e tranquilidade.