Serraria Souza Pinto

11º Feira de Agricultura Familiar acontece em BH até o próximo domingo

O evento envolve mais de 15 mil famílias de 145 cidades de todas as regiões mineiras

Por Da Redação
Publicado em 05 de julho de 2017 | 13:28
 
 
Feira terá expositores de 145 cidades mineiras Foto: Iaçanã Woyames / AgriMinas

Teve início nesta quarta-feira (5) a 11ª AgriMinas, a maior feira de agricultura familiar do Estado, que irá até o próximo domingo (9) na Serraria Souza Pinto. Promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), o evento, que é considerado a grande vitrine para a categoria, também contará com diversos shows. 

Conforme a organização da feira, em 2016 somente durante o evento movimentou-se cerca de R$ 4 milhões. Neste ano a AgriMinas cresceu cerca de 10% em número de expositores, envolvendo mais de 15 mil famílias de 145 cidades de todas as regiões mineiras. A expectativa é de que 60 mil pessoas visitem o local até domingo. 

Segundo Vilson Luís da Silva, presidente da Federação e idealizador do evento, a feira vem cumprindo sua missão de dar visibilidade à agricultura familiar. “Ela amplia as redes de distribuição dos produtos, promove o contato dos agricultores familiares com as novidades tecnológicas. E o mais importante aumenta as redes de negócios entre os diversos mercados e os agricultores familiares, diminuindo a figura do intermediário, e possibilitando a abertura de novos canais de comercialização”, defende.

A Feira também tem caráter formativo, pois os expositores podem participar de palestras e oficinas durante os cinco dias de evento. “A cada edição à FETAEMG capacita centenas de agricultores e agricultoras no que se refere a melhorias no processo de produção de alimentos, cooperativismo e legislação tributária. Além de incentivar à inovação tecnológica nos processos produtivos sem perder a identidade que cada produto tem”, reforça.  “Estamos vivendo um momento de grandes desafios que exigem de todos nós muita união e esforço”, reforça Silva. 

Produtos

Um dos principais diferenciais da AgriMinas está na diversidade dos produtos, que vão desde doces e queijos, passando por cafés, cogumelos, arroz de pilão, cachaças, frutas cristalizadas, até brinquedos pedagógicos e sorvetes artesanais do cerrado, entre diversos outros. 

Em 2017 as inscrições para participar da Feira triplicou, comprovando mais uma vez os benefícios que ela proporciona aos expositores. Para participar, têm preferência os agricultores familiares que estejam organizados em cooperativas ou associações e utilizem sistemas de produção orgânicos: agroecológicos, biodinâmica, permacultura, entre outros.

Há ainda participação de produtores indígenas, entre elas da aldeia Gerutucunan  Pataxós, de Açucena e de quilombolas, de Chapada do Norte. Estarão presentes também onze empreendimentos rurais de  assentamento da Reforma Agrária. 

Shows

Além de conhecer os principais produtores da agricultura familiar do Estado, o visitante poderá ainda conferir shows que vão embalar as noites da AgriMinas, sempre a partir das 19h30. Haverá também  apresentações artísticas do interior do Estado ao longo do dia. Confira a programação:

05/07 – Ronaldo e Ronildo
Cidade: Piedade das Gerais

06/07 – Romano e Roceri
Cidade: BH

07/07 – Edmar e Samuel
Cidade: Cláudio

08/07 – Os Parada Bruta
Cidade:  BH

09/07- Jhonny e Paulo Roberto
Cidade: Betim

Números

- Mais de 500 mil visitantes (Consumidores, Agricultores, Técnicos, Estudantes e Lideranças)

- 400 Expositores com participação direta no evento (Todas as Regiões do Estado)

- 35.000 agricultores familiares (envolvidos de forma direta e indireta/cooperativas e associações)

- Cerca de 28 Milhões em negócios gerados durante o evento e pós evento (número estimado)

- 550 Empregos gerados diretamente na montagem e estrutura do evento.