Afeto em tempos áridos

Arte no metrô de BH leva esperança e aquece coração de impactados pela pandemia

Intervenção "Corações para a Cidade" acontece na estação Central, e população pode participar presencialmente ou pela internet: veja como contribuir

Qui, 22/04/21 - 18h21

Ouça a notícia

Uma ação solidária convida a população de Belo Horizonte a transmitir afeto aos impactados pela Covid-19 por meio da arte. A intervenção Corações para a Cidade está pintando a escadaria do final do túnel da estação Central do metrô com corações e mensagens de esperança. O mural vai estar completamente instalado na próxima segunda-feira (26).

A iniciativa é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio do Sesi Cultura, com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O local escolhido é sugestivo, no coração da capital mineira, a escadaria ao final do túnel da CBTU, que liga a estação central de metrô à Rua Sapucaí, ao lado do Sesi Museu de Artes e Ofícios.

Saiba como participar. 

O mural está sendo preparado e tem colaboração do artista Alexandre Rato. Empregados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) enviarão recados de afeto, que serão transcritos na escadaria, e as pessoas que passarem pelo local também serão convidadas a interferir nas paredes, acrescentando desenhos, nomes e mensagens para as vítimas.

Para não deixar de fora quem está em casa devido ao isolamento social, a iniciativa também vai se estender para o mundo virtual. Para participar, basta deixar uma mensagem com a hashtag #coracoesparaacidade nas páginas do Sesi Cultura MG no Facebook e no Instagram. As mensagens podem ser postadas até o dia 30 de abril.

A iniciativa foi inspirada pelo foi inspirada pelo The National Covid Memorial Wall, produzido em Londres.

Indústria solidária. 

A gerente de Responsabilidade Social Empresarial da Fiemg, Luciene Araújo, conta que a iniciativa no metrô da capital é parte de uma série de ações solidárias desenvolvidas pelo setor. "Desde o início da pandemia, a Fiemg tem atuado junto com as indústrias associadas para minimizar os imapactos na sociedade, desde a doação de equipamentos a hospitais até a facilitação de crédito a empresários", explica.

"A ação corações para a cidade tem um outro olhar e pretende acolher as pessoas e as famílias impactadas pela Covid por meio da arte. Nosso time Sesi Cultura, em parceria com a CBTU, idealizou essa proposta para unir as pessoas e lembrar todos nos sobre a importância da solidariedade, de sentir a dor do outro, e sobre o afeto, por meio da arte", conclui.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.