Prevenção

Autoridades se reúnem para traçar plano contra desastres no período chuvoso

Governo de Minas formou o Grupo Estratégico de Resposta (GES) após o Estado enfrentar onda de desastres que deixou 74 mortos no último período de chuvas

Qua, 23/09/20 - 14h50
Encontro reuniu autoridades para definir um plano de prevenção contra desastres durante o período chuvoso | Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG

Ouça a notícia

Enquanto Minas Gerais ainda lida com as consequências dos temporais que causaram danos estruturais severos em cerca de 200 cidades – quatro permanecem em situação de emergência – e provocaram a morte de 74 pessoas entre outubro de 2019 e março deste ano, o governo estadual começa a traçar estratégias para evitar novos desastres no próximo período chuvoso, que começa oficialmente na semana que vem. 

O primeiro passo foi dado nesta quarta-feira (23), com a primeira reunião do Grupo Estratégico de Resposta (GER), formado por autoridades de seis secretarias estaduais, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, meteorologistas, entre outros órgãos. Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho, a ideia é que “o comitê de crise possa, numa gestão de rede, interligar suas ações técnicas e de logística nas ações de restabelecimento, recuperação e socorro durante o período de chuva que se aproxima”. 

Uma das ações já em curso consiste no envio de equipes multidisciplinares da Defesa Civil Estadual a municípios que sofreram danos no último período chuvoso. A ideia, explica Godinho, é ajudar as prefeituras a fazer o mapeamento das áreas de risco, além de verificar o andamento de obras executadas com verba enviada pelo governo federal no início do ano.

“Também vamos treinar as administrações municipais para que consigam elaborar planos de trabalho robustos o suficiente para captar recursos da União destinados à prevenção de desastres”, adianta  o tenente-coronel.

Na próxima semana, também está previsto um seminário, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, para capacitar servidores das prefeituras e membros das Defesas Civis municipais a atuar preventivamente durante o período chuvoso. 

Os canais de comunicação com a população também serão aprimorados com a atuação de meteorologistas 24 horas por dia e o aumento do volume de mensagens de alerta de risco encaminhadas ao cidadão por meio de mensagens de SMS. Para cadastrar o celular, basta enviar uma mensagem para 40199 e informar o CEP do local que pretende monitorar.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.