Após risco em barragem

Barragem é estabilizada e moradores podem voltar para casa em Rio Preto

A Vale declarou o encerramento do nível 2 da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, em Rio Preto

Por Natália Oliveira
Publicado em 20 de março de 2019 | 15:06
 
 
Famílias da zona rural de Rio Preto, na Zona da Mata, estão sendo evacuadas Foto: Reprodução

Os moradores da cidade de Rio Preto, na Zona da Mata, já podem voltar para suas casas, segundo a Vale. Eles foram retirados por causa do risco do rompimento de barragem na cidade. Vinte e nove pessoas foram evacuadas. 

"A Vale declarou o encerramento do nível 2 da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, em Rio Preto, Minas Gerais, acionado preventivamente no último sábado (16/3), em razão do aumento volume de água da represa devido às fortes chuvas", escreveu a imprensa. 

A Vale informou ainda que "com base em inspeções visuais de campo, dados de instrumentação e análises de estabilidade das estruturas, a empresa externa de engenharia contratada pela Vale atestou a segurança e estabilidade da barragem. Somando-se a isso, a redução do nível de água no reservatório permitiu o retorno ao registro de nível 1 de segurança", declarou a empresa. 

Os moradores foram autorizados pela Defesa Civil a voltarem para casa. Já o retorno dos animais será feito conforme plano elaborado em conjunto com proprietários, com apoio de empresas especializadas. Três pontos de passagem em estradas vicinais (Quitote, Campo do Lico e no entroncamento com Furtado) foram desbloqueados, mas permanecerão monitorados pela empresa.