Maior temperatura média

Belo Horizonte teve o dia mais quente do ano nesta quarta

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar de setembro ter registrado a maior máxima (35,5ºC), a temperatura média do dia foi menor que a desta quarta-feira (19), que teve uma máxima de 35,3ºC

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 19 de outubro de 2016 | 17:48
 
 
Temperatura média foi a maior do ano em Belo Horizonte nesta quarta Foto: Moises Silva/O TEMPO

Esta quarta-feira (19) foi o dia mais quente do ano em Belo Horizonte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É que a temperatura média, que leva em consideração a oscilação entre a mínima e a máxima do dia, foi superior aos registros do último dia 19 de setembro, quando os termômetros marcaram a maior temperatura máxima da capital mineira em 2016, que foi de 35,5ºC.

Na tarde desta quarta-feira, a máxima registrada pelo instituto foi 35,3ºC, enquanto a mínima marcada foi de 22,7ºC. Com isso, a temperatura média do dia foi de 29ºC. Já em setembro, no dia em que o recorde de temperatura máxima foi marcado, a mínima foi de 19,2ºC, levando a uma média de 27,35ºC.

"Apesar da máxima de 35,3ºC não ser a maior registrada no ano, levando em consideração esta menor oscilação ao longo do dia podemos, sim, afirmar que hoje (quarta-feira) foi o dia mais quente do ano. A sensação térmica foi de bastante calor mesmo antes do sol nascer", garantiu Luiz Ladeia, meteorologista do Inmet.

Além disso, os 35,3ºC desta quarta são também a maior máxima já registrada na primavera. O último recorde de temperatura da estação foi registrado na terça-feira (18), quando BH chegou a 33,5ºC.

Onda de calor

Ainda de acordo com o especialista, as altas temperaturas são ocasionadas por uma onda de calor que atua sobre o Estado. "Áreas de instabilidade passaram por São Paulo e Rio Grande do Sul, e se aproximam de Minas, trazendo essa massa de ar quente com chuvas isoladas para o Estado", explica.

Ladeia lembra ainda que, apesar de as pessoas associarem o verão às altas temperaturas, historicamente as maiores temperaturas de Minas são registradas justamente em setembro e outubro, durante a primavera. "Essa transição entre o período mais seco e mais úmido tem como característica as elevações na temperatura. Por isso, sempre a transição do inverno para a primavera acaba mais quente do que o fim do ano e janeiro, que costumam ter mais chuva e reduzem as temperaturas", argumenta.

Ainda de acordo com o Inmet, as altas temperaturas deverão permanecer até sexta-feira (21), com temperaturas em torno de 32 graus e possibilidade de chuva no fim da tarde a partir desta quinta-feira (20). Além disso, até o fim de semana, há previsão de trovoadas e pancadas de chuva nas regiões do Triângulo e Sul de Minas.