A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou, na noite desta quinta (1º), a morte de duas moradoras da cidade em decorrência de complicações provocadas pela dengue. Em Belo Horizonte, também foram confirmados dois óbitos pela doença

Segundo a nota do município, as duas vítimas eram mulheres e tinham comorbidades. A mais nova, de 30 anos, faleceu nessa quinta (1º). Ela enfrentava problemas como obesidade e anemia falciforme e, de acordo com o município, buscou atendimento na rede de saúde já em situação avançada de contaminação, apresentando sangramentos. 

A outra vítima, de 77 anos, faleceu nessa quarta (31). Ela sofria de diabetes e hipertensão. De acordo com a prefeitura, a senhora também procurou o sistema municipal de Saúde já em situação avançada da doença, recebeu o tratamento que o quadro demandava, assim como a outra vítima, mas também não resistiu. 

A sintomatologia de ambos os casos aponta para contaminações do sorotipo D da dengue - dengue hemorrágica -, quadros que ainda serão confirmados pelos exames RT-PCR realizados pelo Estado. 

A Prefeitura de Betim reforça a importância do cuidado, da prevenção e do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. "É essencial que os cidadãos se conscientizem de que mais de 97% desses focos estão dentro das residências e, com isso, ajudem o poder público nessa batalha contra o inseto", afirma no texto.