Santa Tereza

BH: Mercearia cria vaquinha virtual para doar marmitas para famílias carentes

Bitaca da Leste criou Menu Partilha e lança campanha de financiamento coletivo para negócios se sustentarem em meio à pandemia

Ter, 09/06/20 - 13h18

Duas portinhas de solidariedade. É assim que a Bitaca da Leste se reinventou na pandemia e se tornou um exemplo de superação. A então vendinha de produtos de pequenos agricultores de Minas se transformou restaurante delivery no Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte. As 150 marmitas que saem do local de segunda a sexta-feira são feitas graças a doações online e alimentam famílias da Vila Dias.

“Ficamos duas semanas totalmente fechados durante a pandemia. Foi quando um cliente nosso falou que tinha um dinheiro e queria ajudar as pessoas que estariam em situação vulnerável durante a pandemia, que sofreriam com dificuldade de ter o básico, como alimentação. E perguntou o que eu poderia imaginar. Foi aí que começamos a produzir marmitas para os mais necessitados, criamos uma campanha de financiamento coletivo, sempre respeitando a nossa linha de negócio: comprando os insumos também de pequenos produtores afetados na crise”, explicou Mairink.

Com esse empurrão, Mairink conseguiu se manter e garantir o emprego dos dois funcionários. Hoje a Bitaca já conseguiu contratar mais dois empregados para ajudar nas produções das marmitas. As pessoas que recebem as doações, por meio do finaciamento online, foram escolhidas com a ajuda da comunidade do bairro Santa Teresa: idosos que não podem se locomover, famílias muito numerosas e até mesmos artistas de rua, que fazem malabares nos sinais, estão entre os contemplados.

Corrente do bem

Após ser ajudado, Mairink quis também ajudar. Com o apoio de de amigos nos setores de finanças, gestão de negócios, comunicação e audiovisual criaram uma rede de economia solidária. A  proposta culminou no Menu Partilha, que é uma proposta sustentável para quem quiser reinventar seu negócio em prol da solidariedade.

“Conseguimos montar um modelo de negócio, com menu fácil para as pessoas que quiserem se readaptar. Juntamos esse conhecimento e estamos disponibilizando a quem precisar”, disse o empreendedor.

Esse grupo do bem espera poder ajudar a mais pessoas com a campanha de financiamento coletivo na plataforma online Abacashi. Foi assim, por meio dessa vaquinha virtual, que custos de funcionamento da Bitaca da Leste foram cobertos no mês de junho. Afinal, não bastava apenas criar um modelo de negócio. Ele precisava se sustentar. Nesse sentido, a proposta veio para chamar a sociedade civil e empresas a contribuir, mesmo que com o valor de uma única refeição.

“Queremos chamar a atenção de empresários e pessoas físicas mesmo para contribuir. Esses valores poderão ser usados para novos negócios se manterem. Também precisamos de mais empresários que queiram ajudar”, pede  Luiz Paulo Mairink.

Para participar da iniciativa, o restaurante deve apresentar seus custos fixos e a capacidade de produção, por meio de planilhas oferecidas pelo próprio Menu Partilha, além de concordar que o projeto não visa lucros. Os fornecedores também devem ser apresentados, priorizando sempre que possível pequenos produtores e insumos orgânicos e agroflorestais.

Quem quiser doar, basta acessar: 

Menu Partilha - https://abacashi.com/p/menu-partilha

                

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