Covid-19

BH recebe primeira remessa de vacinas para crianças nesta sexta-feira

Cerca de 110 mil doses chegam a Minas Gerais às 8h15 desta sexta-feira (14), e expectativa do Estado é que capital já retire as suas no período da tarde

Por Aline Gonçalves
Publicado em 13 de janeiro de 2022 | 12:03
 
 
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Foto: Videopress Produtora

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13), que o Estado vai receber 110.000 doses Pfizer da 1ª remessa de vacinas contra a Covid-19 para crianças, cujo lote chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira.

Baccheretti explicou que essas doses vão chegar em Minas Gerais às 8h15 desta sexta-feira. Há expectativa, por exemplo, que Belo Horizonte e outras cidades da região metropolitana já retirem suas doses na tarde do mesmo dia - a quantidade de vacinas para cada cidade ainda não foi divulgada.

"Até sábado, ou seja, 24 horas depois, todo o Estado já vai ter recebido essas vacinas infantis", disse. "A partir de sábado, já podemos ter a primeira criança (nessa faixa etária) vacinada em Minas Gerais, o que é motivo de comemoração. A gente tem que vacinar nossas crianças de 5 a 11 anos, garantindo mais uma etapa vacinal, pra gente sair de vez desta pandemia", declarou.

Ele também explicou que o Estado aguarda a nota técnica do governo federal sobre a indicação dessas vacinas que chegarão, mas a imunização deve começar por crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências permanentes, quilombolas e indígenas.

Minas Gerais pretende imunizar pouco mais de 1,8 milhão de crianças no total. O imunizante da Pfizer para crianças foi aprovado pela Anvisa ainda em dezembro.