Carga Excedente

BR-381 é liberada em Careaçu depois de interdição que chegou a 20h

Veículo sai da pista no início da noite desta terça-feira (5) e só foi completamente liberada por volta das 13h desta quarta-feira (6)

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 06 de maio de 2015 | 14:00
 
 
O transformador ia de Sorocaba-SP para Carajás-PA Divulgação / PRF

Depois de aproximadamente 20h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu finalmente liberar completamente o trânsito na BR-381, na altura de Careaçu, no Sul de Minas, na tarde desta quarta-feira (6). Um caminhão com carga excedente, transportando um transformador de grandes dimensões, saiu da pista e fechou o sentido São Paulo / Belo Horizonte no início da noite desta terça-feira (5).

De acordo com a corporação, o tráfego na rodovia só voltou ao normal por volta das 13h. O caminhão, que ia de Sorocaba-SP para Carajás-PA, perdeu o controle ao fazer uma curva e fechou o acostamento e a pista da direita. Ao tentar remover o caminhão, o guincho da concessionária encontrou dificuldades em mover o veículo e acabou fechando toda a pista.

Somente por volta das 21h a PRF e a concessionária Autopista Fernão Dias conseguiram liberar o trânsito na pista da esquerda para os demais veículos passarem. O congestionamento chegou a 15 km na noite desta terça. 

Ainda segundo a PRF, foram trocados todos os pneus estourados. Para isso, foi necessário utilizar vários macacos hidráulicos para levantar a carga e calços de madeira foram usados para escorar o veículo enquanto vários funcionários da transportadora trocavam os pneus. Para mover o veículo, dormentes foram utilizadas para preencher o vão da canaleta, que poderia voltar a danificar os pneus. 

No início desta tarde, a corporação informou que a fila de veículos chegava a 5 km, apesar da retirada da carga.