CHUVAS

Vídeo: bombeiros de Minas resgatam idosa de 97 anos isolada em casa no Rio Grande do Sul

O resgate emocionante aconteceu na cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e foi registrado em vídeos

Por José Vítor Camilo
Publicado em 06 de maio de 2024 | 14:25
 
 
 
normal

Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foram aplaudidos, no último domingo (5 de maio), após o resgate emocionante de uma idosa de 97 anos que acabou ficando isolada em sua casa na cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estado vem sendo assolado por fortes chuvas na última semana. 

Minas Gerais enviou 28 homens da corporação para auxiliar nos resgates às vítimas das chuvas. Nas imagens é possível ver o momento em que os agentes retiram a senhora do imóvel, em uma cadeira de rodas, e a colocam em um barco sob aplausos. 

Assista: 

Nesta segunda-feira (6), os militares mineiros seguem atuando em buscas e salvamentos de vítimas da catástrofe. Até agora, o Rio Grande do Sul já confirmou 83 mortes, porém, o número pode aumentar ainda mais nos próximos dias, já que existem 111 desaparecidos e 276 feridos. 

De acordo com a Defesa Civil do estado, há 19.368 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 121.957 desalojados. Do total de 497 municípios do estado gaúcho, 345 foram afetados pelas fortes chuvas da região.

Desde que chegaram ao Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (2), os 28 militares mineiros atuaram no resgate de ao menos 781 pessoas, conforme anunciou o major Heitor, do Comando Especializado de Bombeiros Militar. Desse total, 431 estavam ilhadas em Bento Gonçalves e foram salvas no sábado (4). 

Neste domingo, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou o envio de mais dois helicópteros para auxiliar nas operações de busca e salvamento às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, o que elevou para quatro o número de aeronaves mineiras cedidas para apoio ao Estado gaúcho. 

O governo de Minas também anunciou o envio de 20 técnicos da Copasa para ajudar na retomada da operação de estações de tratamento de água, que foram danificadas pelas inundações. O objetivo é que os profissionais auxiliem na manutenção de painéis elétricos e motobombas, além de colaborar no monitoramento do tratamento e qualidade da água. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!