Região metropolitana

Brumadinho conquista vaga na diretoria da ANAMMA

O secretário municipal de Meio Ambiente Wagner Donato destacou ações importantes do município

Por O Tempo
Publicado em 28 de março de 2024 | 19:37
 
 
A posse da nova diretoria foi realizada no 25º Encontro Nacional da ANAMMA Foto: Divulgação

O município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, conquistou uma vaga  na diretoria da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA). A posse da nova diretoria foi realizada no 25º Encontro Nacional da ANAMMA, encerrado nesta quinta-feira (28 de março), em Mangaratiba, no litoral fluminense.

O secretário municipal de Meio Ambiente Wagner Donato destacou ações importantes do município, como a criação de uma política pública de coleta seletiva, que atende a sede e parte da zona rural. “Contratamos uma consultoria e passamos a oferecer condições para que os associados da Ascabrum e a Ascavap possam trabalhar de maneira organizada, sistematizada e instrumentalizada. Agora estamos trabalhando para que a coleta seletiva cubra todo o município”, disse.

A cidade ainda fortaleceu as áreas de licenciamento, fiscalização e educação ambiental. “São os pilares da nossa secretaria. O prefeito Nenen da Asa autorizou a realização de concurso e conseguimos quadruplicar o número de fiscais efetivos e estamos investindo muito na capacitação dos servidores”, falou o secretário.

Além disso, duas unidades de conservação serão implantadas.  “O plano de manejo do Monumento Natural Mãe D’água já está concluído e as obras do Parque Natural de Casa Branca, que vai abranger a área do Forte, já estão sendo licitadas”, disse  Donato.

Presidente da ANAMMA, Marçal Cavalcanti também destacou as ações do município. “É uma honra para nós termos Brumadinho na Diretoria da ANAMMA. O município sofreu com a tragédia do rompimento da barragem, mas demonstra que é capaz de se reconstruir com novas políticas públicas em defesa do meio ambiente”, disse.

Ele ainda destacou a participação de Brumadinho na Comissão Técnica Tripartite, que vai auxiliar no fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente. “Brumadinho está agora na mesa de negociação no estado de Minas Gerais e isso é um reconhecimento do trabalho que o município vem fazendo na gestão ambiental”, afirmou.

O geógrafo e ex-diretor da S.O.S Mata Atlântica, Mário Mantovani, ressaltou a forma com que Brumadinho busca soluções eficientes. “Brumadinho mostra que é possível fazer mudanças no meio ambiente com benefício para a natureza, para a economia e para a sociedade, por isso se torna uma referência para todos”.