Sul de Minas

Cambuquira vive epidemia de dengue com 80 casos

Uma força-tarefa foi montada no município que recebeu o reforço de mais dez agentes de saúde do Estado para combate ao aedes aegypti, mosquito causador da doença

Por Natália Oliveira
Publicado em 21 de janeiro de 2015 | 17:11
 
 
Brasil registra transmissão de vírus "primo da dengue" pela primeira vez STOCKXPERT/ARQUIVO

A cidade de Cambuquira, no Sul de Minas, decretou situação de epidemia por causa da dengue. Deste o início deste ano, a cidade já teve 80 casos confirmados e 345 notificados. Uma força-tarefa foi montada no município que recebeu o reforço de mais dez agentes de saúde do Estado para combate ao aedes aegypti, mosquito causador da doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde na cidade, Regina de Fátima Lopes, a situação é crítica. “A doença já se espalhou por vários bairros da cidade, sendo que o mais afetado é o Regina Coeli, dos 80 casos registrados, 20 são lá, mas todos os dias os atendimentos aumentam. Até agora não tivemos nenhum caso grave, mas entendemos que com essa expansão da doença isso pode acontecer”, contou.

Regina afirma ainda que o problema é causado pela falta de cuidado dos moradores aliada a as chuvas esporádicas que ocorreram no município nos últimos dias. O problema se agravou tanto que o município instituiu uma lei com punição para os moradores que deixarem água parada, acumularem lixo ou não atenderem aos agentes da vigilância da cidade.

“Nós estamos fazendo uma grande campanha de conscientização. Os moradores que não se adequarem vão receber uma advertência e em caso de reincidência eles poderão ser multados de R$ 200 a R$ 3 mil dependendo da gravidade do problema”, explicou.

Ainda de acordo com Regina, um grande preocupação é que o município está próximo a outras duas cidades que também registraram epidemias da doença no ano passado e retrasado, Três corações e Lavras, ambas também na região Sul.

Por meio de nota, a Secretária de Estado de Saúde informou que além dos dez agentes para ajudar no combate ao mosquito, foi enviado também  veículo de UBV pesado, que emite fumacê, de forma emergencial para apoiar as ações de contenção da transmissão de dengue no município. Ainda segundo a SES, eles não receberam nenhuma confirmação de epidemia em outra cidade do Estado.
 

Segundo o último boletim divulgado pela SES, no último dia 16,  Minas tem 33 casos da doença confirmados, dados que são parciais e não está atualizado,, por exemplo, com os casos de Cambuquira e outras cidades . O Estado não registrou nenhuma morte.