As ruas de Belo Horizonte amanheceram neste sábado (15) tomadas por roupas coloridas, pelos corpos purpurinados e, claro, pelo som dos instrumentos que regem a folia. Com o festejo, algumas ruas e importantes avenidas da cidade precisaram ser interditadas para garantir a segurança dos foliões e também evitar transtornos aos motoristas e aos passageiros de ônibus.

Não à toa, alguns pontos onde param as linhas de transporte coletivo acabaram desativados e outros foram criados para permitir o tráfego tranquilo. Aos passageiros, há ainda uma boa opção para evitar transtornos: equipes da BHTrans estão nas estações São Gabriel, Pampulha, Venda Nova, Barreiro, Diamante, José Cândido da Silveira e Vilarinho, e também na praça Sete e na praça Hugo Werneck para sanar as dúvidas de todos quanto os desvios. 

Há também desvios e inúmeras ruas interditadas. A recomendação é que os motoristas calculem bem seus trajetos antes mesmo de sair de casa para garantir uma viagem rápida e sem dor de cabeça. Confira abaixo algumas das alterações em linhas de ônibus para os desfiles de Carnaval deste sábado (15): 

9402: linha desviada em função do "Blocão do Cachorrão", que desfila no período da tarde. Os pontos das ruas Minduri (número 320), Vicente Risola (números 990, 1.160 e 1.416) e Manhuaçu (número 210) estão desativados. Passageiros precisam se deslocar até os pontos da rua Cassiterita (instalados nos números 900 e 1.118). 

Já no sentido Santa Inês, os pontos desativados são os que ficam nas ruas Marcelino Ferreira (altura dos números 396 e 526) e Vicente Risola (altura dos números 1.471, 1.405, 1.231, 1.067 e 849). Como substituição estão dois pontos da rua Cassiterita (nos números 1.165 e 955). 

103: linha desviada em função do bloco "Tapa de Mina", cujo desfile está previsto para acontecer às 14h, para o seguinte trajeto: ruas Saint Clair Valadares, Castelo Novo, Ribeirão das Neves e avenida Mem de Sá. O ponto da rua Maria Carmem Valadares, na altura do número 521, está desativado. Passageiros precisam seguir até a avenida Mem de Sá, onde há um ponto na esquina com rua Luiza Chequer Santos. 

9106: linha desviada em função do desfile do bloco "Ziriguidum", previsto para acontecer às 14h, para o seguinte trajeto: ruas Alegrete, Maria Martins Guimarães, João de Paula e Jacques Luciano. Dois dos pontos da avenida Petrolina, na altura dos números 256 e 446, estão desativados. Passageiros precisam seguir até as ruas Alegrete, número 115, e João Carlos, 555, onde há novas paradas para os ônibus. 

5401: linha desviada em função do bloco "Clandestinas", que desfila às 14h na rua da Bahia, na região central de BH. Os ônibus dessa linha seguem, agora, pela avenida Amazonas, rua dos Caetés, rua da Bahia, rua dos Carijós, rua Espírito Santo e novamente avenida Amazonas. Nenhum dos pontos precisou ser desativado. 

8106 e S92: linhas desviadas para passagem do bloco "Inimigos do Enem", cujo desfile acontece às 15h na rua Ernani Doyle, no Belvedere. Os pontos da avenida Celso Porfírio Machado instalados nos seguintes números estão desativados: 1.510, 1.701 e 1.353. Passageiros que precisam embarcar nos ônibus dessas linhas podem seguir para a rua Virgílio Uchôa, na altura do número 351. 

9104: linha desviada para passagem do bloco "Barba Roxa", marcado para acontecer às 14h no bairro Coração de Jesus. No sentido Luxemburgo/Sagrada Família, os ônibus seguem o itinerário normal até a rua Conde de Linhares. Nela, há um desvio para as ruas Tavares Bastos e Donato da Fonseca. O ponto da rua Conde de Linhares, número 1.047, está desativado. Outra parada na mesma rua, porém na altura do número 1.073, foi instalada. 

5102 e 9103: com a passagem do bloco "Mama na Vaca", na manhã deste sábado (15) na Praça do Cairo , o ponto de ônibus da rua Mar de Espanha, número 608, precisou ser desativado. Passageiros podem embarcar e desembarcar na avenida do Contorno, número 6.777.

2102 e 8150: As alterações nos trajetos dessas linhas acontecem em razão do desfile do bloco "Fera Neném" e apenas para as viagens do bairro Gameleira para o Serra (no caso do 2102) e do Sion para o União (no caso do 8150). O itinerário segue normal até a rua Henrique Passini. Em seguida, os ônibus seguem pelas ruas Capelinha, Palmira e Estevão, retornando à rota original. 

Além dessas linhas, ônibus que atravessam as avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo também tiveram suas rotas alteradas. Todas as mudanças, pontos desativados e paradas instaladas provisoriamente podem ser conferidos abaixo: