VOCÊ CONSEGUIU?

Carteira nacional: alta procura faz 'sumir' vagas por agendamento na Grande BH

Pessoas estão entrando no sistema às 00h para tentar agenda; Polícia Civil treinou novos servidores para agilizar processo

Por Isabela Abalen
Publicado em 21 de março de 2024 | 17:30
 
 
Uai Praça Sete é um dos postos para confecção do novo RG Foto: VIDEOPRESS PRODUTORA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) tem gerado uma corrida frustrada pela atualização do documento em Belo Horizonte e região metropolitana. Moradores relatam dificuldades em encontrar vagas para agendar a emissão da carteira, o que tem prolongado a espera por meses. Já aqueles que conseguem um horário são surpreendidos por um problema no sistema de tecnologia que impossibilita o processo. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Polícia Civil admitem a alta demanda e prometem melhora no atendimento nos próximos meses, após novos treinamentos de servidores para a atividade. 

Nesta quinta-feira (21 de março), por exemplo, não há datas disponíveis para emissão da CNI em nenhuma das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) da capital – Aeroporto de Confins, Barreiro, Venda Nova ou Praça Sete. Na entrada do sistema, um aviso salta na tela: “Estamos com uma grande procura”, diz. O calendário sinaliza as próximas agendas, a partir de 5 de abril, mas, segundo relatos dos cidadãos, as vagas somem imediatamente. 

Para uma moradora do Sagrada Família, de 52 anos, que não quis se identificar, a frustração com a falta de agenda se prolonga desde janeiro. Ela precisa emitir as carteiras de identidade dos dois filhos, de 18 e 13 anos, que estão andando sem documento. “Eu esperei entrar em vigor a carteira nacional, mas, desde janeiro, eu nunca consegui um horário para emissão das identidades. Nunca tem vaga para lugar nenhum. Só aparece a mensagem de ‘em breve’”, relata. 

Para conseguir um horário, a mulher já abriu mão de procurar agenda na UAI mais próxima de casa, mas não teve sucesso nem em outras regiões da capital. É um problema que tem aparecido no Reclame Aqui do governo de Minas. “Há uns dois, três meses, estou tentando tirar minha identidade, pois fui assaltado e estou sem documentos. Preciso urgentemente tirar meu passaporte para uma próxima viagem e não consigo agendar. Sempre fala que em breve vai abrir vaga, mas nunca abre”, diz uma das denúncias na plataforma. 

Em BH, são 1,4 mil vagas diárias 

De acordo com a Seplag, são liberadas, diariamente, 5.800 vagas para emissão da CNI nas 42 UAIs do Estado. Só em Belo Horizonte são 1.400 vagas diárias, distribuídas nas Uais Praça Sete, Barreiro e Venda Nova. “O prazo para agendamento é de 10 dias e o atendimento pode ser antecipado caso haja vaga disponível. Neste momento, devido à grande procura pela emissão do novo RG, as vagas estão sendo esgotadas rapidamente”, informou. 

Uma das estratégias que estão sendo usadas para pegar os primeiros horários de emissão do RG é o login na plataforma do governo às 00h – é o horário em que as novas vagas são liberadas “de forma gradual e aleatória”, diz o Estado. Foi assim que um morador de BH conseguiu se cadastrar, segundo ele compartilhou na rede X (antigo twitter) na semana passada. “Bem que a moça do UAI me falou que só de madrugada que as pessoas estavam conseguindo agendar para tirar a carteira nacional. Finalmente consegui!”, celebrou. 

A Polícia Civil reforça que Minas Gerais é o Estado que mais emitiu o novo RG no país em 2024. A instituição afirma que o modelo de identidade expedido nos padrões anteriores continua válido até 23 de fevereiro de 2032, daqui a oito anos. A gratuidade da nova versão permanece também até essa data. “Portanto, não é necessário a troca imediata da carteira pelo novo modelo”, informou. 

Nos postos de atendimento, problemas causam fila e confusão 

Uma cena inusitada foi gravada na UAI Contagem, na região metropolitana de BH, nessa quarta-feira (20 de março). Ao final da tarde, por volta das 18h, a sala de espera para emissão da carteira de identidade estava lotada, mas as pessoas foram embora sem conseguir o documento. “O funcionário informou que não conseguiria atender as 80 pessoas que estavam agendadas, aguardando atendimento. Vi gente ali reclamando que estava esperando desde às 14h”, reclama uma das mulheres, de 27, que estava na fila e também preferiu não se identificar. 

O agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) tem sido alvo de reclamações de falta de vagas e problemas técnicos em Minas Gerais. Nessa quarta-feira (20 de março), o atendimento foi interrompido na UAI Contagem por um erro no sistema de emissão do RG.… pic.twitter.com/8INcxhwzBJ

— O Tempo (@otempo) March 21, 2024

Ela estava, pela segunda vez, tentando emitir o documento no horário agendado no site. “Tudo muito caótico”, continua. Hoje pela manhã, outra contestação sobre o UAI Contagem foi registrada no Reclame Aqui. Na denúncia, um suposto erro no sistema teria ocasionado o problema. “Agendei no dia 20/02, depois de muito custo, a emissão da nova identidade para mim, meu pai e minha mãe. Fomos no horário agendado, deixamos nossos serviços e nos locomovemos até o Eldorado. Estava superlotado e o sistema não estava funcionando, então pediram para reagendar. É uma falta de respeito”, diz. 

Tá um inferno pra conseguir fazer essa identidade. Eu fui no uai umas 4 vezes pra fazer essa identidade e o sistema tá sempre fora do ar

— birruxim (@bigabreus) March 12, 2024

A Seplag informou que o sistema é responsabilidade da Polícia Civil. A instituição disse que uma instabilidade no serviço de captura de biometrias foi constatado, o que teria causado lentidão nos atendimentos. "Esclarecemos que o problema já foi solucionado", afirmou. 

Tem urgência para ser atendido? 

De acordo com o governo de Minas, em casos de urgência comprovada, o cidadão deve encaminhar um Fale Conosco no site www.mg.gov.br/pagina/fale-conosco, informando o motivo da urgência e anexando documentação que comprove, para que a UAI possa analisar a solicitação e verificar a possibilidade do agendamento em caráter emergencial.