De graça

Cefet-MG oferece ajuda para cadastro e pedido de auxílio emergencial do governo

Serviço já é oferecido nos campi de BH, Contagem e Curvelo e é voltado para pessoas sem acesso a internet ou com dificuldades no preenchimento do formulário

Por Rafaela Mansur
Publicado em 28 de abril de 2020 | 12:51
 
 
Campus Contagem disponibilizou laboratórios e profissionais para atendimento de interessados Foto: Alex de Jesus

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) está oferecendo ajuda para a realização do cadastro e do pedido do auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal durante a pandemia do coronavírus. O serviço está sendo prestado nos campi de Belo Horizonte, Contagem, na região metropolitana, e Curvelo, na região Central de Minas Gerais. A partir desta quarta-feira (29), a unidade de Araxá, no Alto Paranaíba, também vai realizar o atendimento.

A ideia é auxiliar pessoas que não têm acesso à internet ou estão com dificuldades de preencher o formulário. "Estamos disponibilizando nossos laboratórios e os profissionais do setor administrativo, de informática e da assistência social para criar as condições necessárias para que as pessoas possam se cadastrar e conseguir o auxílio emergencial", afirmou o diretor do campus Contagem do Cefet-MG, Gustavo Campos Menezes.

Em Contagem, o serviço será realizado até a próxima quinta-feira (30). O campus está fechado para aulas. "A gente percebeu uma demanda grande de pessoas que precisam fazer o cadastro, e muitas delas não têm recurso em casa, algumas também não conseguem ter clareza dos passos necessários", pontua Menezes. Segundo ele, além de ajudar na realização do cadastro, os profissionais estão à disposição para auxiliar quem já fez o pedido e tem dúvidas ou precisa consultar o andamento do processo.

Os interessados devem levar o CPF de todos os moradores da casa, documentos de identificação, comprovante de residência e dados da conta do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica. Quem não tiver conta nesses bancos pode criar uma conta digital. A recomendação é levar também, se possível, um aparelho celular para o download do aplicativo da Caixa.

O auxílio emergencial visa oferecer proteção no período de crise provocada pela pandemia do coronavírus. O recurso é destinado a pessoas maiores de 18 anos que estejam desempregadas ou sejam contribuintes individuais da Previdência Social, microempreendedores individuais ou trabalhadores informais. Elas devem ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de até meio salário mínimo por pessoa. Quem já está no Cadastro Único (CadÚnico) ou recebe o Bolsa Família vai receber o benefício automaticamente, sem necessidade de cadastro.

Daniele Marques, 34, está desempregada há mais de um ano e fez o pedido do auxílio emergencial no dia 7 de abril. O recurso já foi aprovado e liberado, mas ela ainda conseguiu ter acesso aos R$ 600. "Não consigo fazer transferência ou sacar. Vim na Caixa ontem (27), porque nasci em fevereiro, fiquei duas horas na fila e me falaram que eu tinha que continuar tentando", conta a mulher, que voltou à agência nesta terça-feira e enfrentou mais de quatro horas de fila para buscar ajuda. "Eu vivo de bicos de faxineira, diarista e conseguia me manter, mas, agora, com essa pandemia, não tem mais serviço. Tenho um filho de dez anos para criar e vou usar esse dinheiro com comida", diz.

De acordo com a Caixa, até esta terça-feira (28), 48,9 milhões cadastros para o recebimento do auxílio emergencial foram realizados. No total, 44,3 milhões de pessoas foram beneficiadas. 

Saiba como obter ajuda no cadastro do auxílio emergencial em cada campus do Cefet-MG:

Campus Araxá
Atendimento presencial na avenida Ministro Olavo Drummond, 25, bairro São Geraldo
De 29 de abril a 8 de maio, das 14h às 17h

Campus I Belo Horizonte
Atendimento presencial na avenida Amazonas, 5253, bairro Nova Suíça
De 23 a 30 de abril, das 9 às 17h

Campus Contagem
Atendimento presencial na Alameda das Perdizes, 61, bairro Cabral
De 28 a 30 de abril, das 8h às 12h

Campus Curvelo
O atendimento deve ser agendado pelos telefones (38) 98826-2804 ou (31) 98891-4077.