ONDA DE CALOR

Cidade de MG registra a maior temperatura da história do Brasil; confira

Município do Vale Jequitinhonha bateu o recorde de Bom Jesus, cidade do Piauí

Por Isabela Abalen
Publicado em 20 de novembro de 2023 | 16:25
 
 
Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, marcou 44,8°C nesse domingo Foto: Governo de Minas

A cidade mais quente do Brasil acaba de ser atualizada, e é mineira. Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, marcou 44,8°C nesse domingo (19 de novembro), último dia da onda de calor no Estado. Essa é a temperatura mais alta já registrada em todo o território brasileiro desde o início das medições. 

De acordo com as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde não era batido há 18 anos. Araçuaí superou o calor de 44,7°C em Bom Jesus, no Piauí, em 21 de novembro de 2005. 

Onda de calor e os recordes de temperatura

Foi também durante uma onda de calor que a cidade de São Romão, no Norte de Estado, registrou uma das maiores temperaturas. No fenômeno que aconteceu do dia 18 a 29 de setembro, segundo o Inmet, a cidade teve o dia mais quente de todo o Brasil, registrando 43,5ºC. 

Já Belo Horizonte atingiu a marca de dia mais quente da história do mês de novembro e segundo dia com maior temperatura de 2023 na última semana. Na terça-feira, 14 de novembro, fez 37,9ºC na capital. Por seis dias seguidos, os termômetros ficaram acima de 37ºC em BH.  

☀️ #Ondadecalor: A oitava onda de calor que atuava pelo Brasil teve fim neste domingo (19)❗

🌡️ O fenômeno estava em atuação desde o dia 8 de novembro e causou altas temperaturas pelo interior do País.

+👇 pic.twitter.com/rwfs2WTPcB

— INMET (@inmet_) November 20, 2023