A Prefeitura Municipal de Contagem publicou nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial do Município, uma portaria que reforça a recomendação do uso de máscaras de proteção em locais fechados da cidade. O anúncio da retomada do uso do equipamento foi feito na última sexta-feira (3).

Na época a prefeitura afirmou em nota que "segundo a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, após a avaliação das ações desenvolvidas, principalmente com a ampliação de testagem na Rede Municipal de Saúde,  desde o último dia 30 de maio, houve um aumento de 4% para 19% na detecção de circulação do coronavírus". 

A portaria publicada nesta segunda diz que  "o uso de máscaras de proteção cobrindo nariz e boca, fica recomendado em todos os ambientes fechados, tais como, escolas (particulares e públicas), comércios, indústrias, supermercados, bancos, repartições públicas, igrejas e prestadores de serviços”.

A Secretaria Municipal de Saúde destacou que as medidas como o uso de álcool em gel ou líquido de 70%, a higienização das mãos com água e sabão e distanciamento social. 

O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões informou por meio da assessoria de imprensa que a medida é necessária considerando o novo cenário epidemiológico em Contagem com expressivo aumento de casos positivos da doença na última semana.

"No último sábado, foram testadas 1.300 pessoas assintomáticas ou com sintomas leves na cidade e 18% apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Além disso, houve um aumento de 15% no número de casos desde o dia 30 de maio. Dessa forma, estamos acompanhando e tomando as providências necessárias para conter a circulação do vírus", afirmou.

O secretário ainda ressaltou que o uso da máscara de proteção auxilia na prevenção de doenças respiratórias provocadas por outros tipos de vírus que aumentam a circulação nesta época do ano. "Essa é mais uma medida de segurança para a prevenção de doenças respiratórias, principalmente, para proteger as crianças menores que são mais suscetíveis à contaminação com o aumento da transmissão", conclui.