Pela primeira vez desde que criou o comitê para discutir a Covid-19 e a reabertura do comércio em Belo Horizonte, a prefeitura divulgou os dados apresentados no colegiado. O nível geral amarelo para a pandemia indica que se estivéssemos às vésperas do dia 25, data estabelecida para a reabertura do comércio, a flexibilização não aconteceria. 

Apesar dos índices, o Executivo ressaltou que a data, ainda, não foi comprometida. O secretário de Saúde Jackson Machado, disse que mesmo com o nível amarelo, a reabertura poderia ocorrer. O infectologista e membro do comitê da PBH, Estêvão Urbano, ressaltou que, no momento, a data está mantida, mas se for necessário pode ocorrer o adiamento. 

Segundo os dados divulgados, o número médio de transmissão por infectado é de 1,09, acima do teto "verde" de 1,00, o que deixa o índice em nível amarelo. Acima de 1,20, por exemplo, no nível "vermelho", medidas mais rigorosas de isolamento podem ser tomadas.

Já o nível de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 na capital está em 49%, o limite para o nível verde, já que se metade dos leitos de terapia intensiva forem ocupados, esse índice também entrará em nível amarelo.

Os leitos de enfermaria, por sua vez, registraram ocupação de 30%, único dado com certo conforto dentre os levantados pelo comitê de estudo.

De acordo com o monitoramento, a retomada das atividades econômicas e do uso de espaços públicos, mediante a passagem de fases, será realizada quando o nível de alerta geral for verde, que é quando os três indicadores estiverem dentro da normalidade, além do parecer favorável do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 em Belo Horizonte. No caso de algum dos indicadores ser amarelo, o processo de retomada, se iniciado, poderá ser interrompido e sua progressão dependerá de avaliação do conjunto dos dados por parte do comitê. Em caso de algum indicador ficar vermelho, o comitê definirá, conforme o nível da epidemia, a fase para a qual o município deve voltar, inclusive, se há recomendação de isolamento social mais rigoroso ao praticado até agora. 

Isolamento social

O levantamento feito pela prefeitura mostra também o índice de isolamento social em Belo Horizonte. A medida, que teve um pico de 60% no dia 26 de abril, agora tem adesão de apenas 49% da população segundo dados da última quarta-feira (14).

Número médio de transmissão

O único indicador em nível amarelo no momento é o dado que indica a velocidade de transmissão do vírus. Caso ele se mantenha em 1,09, a projeção é de que em 13 de julho a cidade tenha 3.769 casos confirmados. Se o dado for 1,20, o mais baixo do nível vermelho, os casos atingiriam 5.660 na mesma data. Caso o nível de transmissão fosse 0,99, o limite na tabela verde, o número cairia para 2.720.