Brumadinho

Corpo de criança que estava em carro de família desaparecida é encontrado em MG

Ana Santos, de 3 anos, estava em um carro junto à família, que desviou da BR-040 e seguia por um caminho alternativo para Confins

Por Lucas Negrisoli e Bruno Menezes
Publicado em 10 de janeiro de 2022 | 15:43
 
 
Família desaparece em MG depois de desviar da BR-040; carro seguia para Confins Foto: Acervo pessoal

O corpo de uma criança foi encontrado no bairro Retiro do Chalé, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (10). A Polícia Militar, a perícia da Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros forma empenhados na ação. Conforme o chamado, teria havido deslizamento de terra no local no último sábado e moradores do condomínio homônimo ao bairro encontraram os restos mortais.

A criança, Ana Alexandrino Santos, de 3 anos, estava em um carro junto à família, que viajava para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e desapareceu nas proximidades da Serra da Moeda, nos limites da capital mineira, no início da tarde de sábado (8). A informação foi confirmada a O TEMPO por familiares e, posteriormente, divulgada pelo Corpo de Bombeiros. O corpo de uma mulher também foi localizado na região.

O último contato ocorreu quando o pai de Henrique Alexandrino dos Santos, de 41 anos, recebeu uma ligação do filho por volta das 13h25 de sábado, na qual ele o informou que, devido ao bloqueio na BR-040, a família, que vinha de Paula Candido, na Zona da Mata, percorreria um caminho alternativo.

Depois disso, não houve mais contato com os desaparecidos. O carro, conduzido pelo motorista Geovane Vieira Ferreira, de 42 anos, que é primo de Henrique, é um Toyota Corolla, prata, de 2006. Estavam no automóvel, também, a esposa do homem, Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, de 40 anos, e os dois filhos do casal, Vitor Cardoso Alexandrino Santos, de 6 anos, além de Ana.

Ismael Alexandrino, secretário de Estado da Saúde de Goiás, que era da família das vítimas, lamentou o ocorrido pelas redes sociais. 

Carro foi encontrado por um caseiro da região

Testemunhas contaram à reportagem de O Tempo que o Toyota Corolla foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (10) por um caseiro de um condomínio na região. 

Segundo o empresário Ernani de Freitas, 51, que tem um posto de gasolina nas imediações do condomínio, a família passava pela estrada Nair Drumond para desviar do incidente no Dique Lisa, da mineradora Vallourec, que transbordou, alagou a BR-040 e causou congestionamento no último sábado (8).

“Um caseiro estava andando nos destroços onde uma casa dentro do condomínio foi arrancada e se deparou com um corpo e o veículo. Assim o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer as buscar e tentar encontrar as demais vítimas”,explicou.

Na tarde desta segunda-feira (10), a estrada Nair Drumond estava interditada em dois pontos por conta de deslizamentos. O primeiro acabou sendo liberado após o trabalho de tratores. 

O segundo ponto, onde a família foi atingida, ainda continua interditado. Segundo moradores do condomínio, o deslizamento que atingiu o carro da família chegou a tirar o veículo da estrada, invadiu uma cerca e arrastou o veículo por cerca de 300 metros para dentro do condomínio. O local foi interditado porque um poste também foi atingido e havia risco de eletrocussão. Técnicos da Cemig estão no local para fazer o desligamento da rede elétrica.

“Os parentes já estavam rodando na região à procura deles. Infelizmente houve o deslizamento e eles foram arrastados para dentro do condomínio. Infelizmente foi uma fatalidade. Nos últimos 40 anos que eu passo aqui eu junca tinha visto nada parecido com isso. Foi o excesso de chuva que provocou o acidente, mas foi muito grave. Muito material que desceu e arrastou o veículo”, disse.

Buscas

O Corpo de Bombeiros informa que dez militares atuam nas buscas na região. Somente o corpo de Ana foi encontrado, próximo às ferragens do que, conforme a corporação, "seria a parte traseira do veículo". O local é de difícil acesso, e o tenente responsável pela operação destacou que há precário sinal de rádio, telefonia ou internet.