A forte chuva que cai na capital mineira na tarde deste sábado (23) fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta para a possibilidade de inundação na regional Oeste de Belo Horizonte. De acordo com o balanço mais atualizado, a precipitação na região é considerada moderada (com índice pluviométrico entre 1,1 a 2,5 milímetros). Os dados são atualizados a cada cinco minutos.
O Ribeirão Arrudas e o Córrego Ferrugem apresentam riscos de transbordamento. Por isso, a orientação é de que os motoristas evitem trafegar pela Avenida Tereza Cristina (desde o cruzamento com a Avenida Presidente Castelo Branco até o Anel Rodoviário), e pelas avenidas Palestina, do Canal, Sideral e Tereza Cristina (no bairro Cidade Industrial, em Contagem)
A capital mineira está em alerta para pancadas de chuva com rajadas de vento e raios até às 8h deste domingo (24).
Os motoristas devem redobrar a atenção e não trafegar em regiões sujeitas à alagamentos ou próximo a córregos e ribeirões. Em caso de raios, a orientação é não permanecer em áreas abertas e altas, bem como não utilizar equipamentos elétricos. A Defesa Civil alerta ainda para que as pessoas jamais se aproximem de cabos elétricos rompidos e, em casos assim, ligar imediatamente para a Cemig (pelo número 116) ou para o órgão por meio do número 199.
Veja abaixo as recomendações:
Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.