EM SANTA LUZIA

Dono de boca de fumo e gerentes do tráfico são presos no Palmital

Entre os detidos está o filho de Baiana, mulher que comandou o tráfico por muitos anos, mas se aposentou; gangue era investigada há quatro meses

Por JHONNY CAZETTA
Publicado em 07 de janeiro de 2015 | 07:05
 
 
No dia 9 de outubro, um ônibus foi incendiado no bairro Palmital Divulgação/PM

Uma operação da Polícia Civil, com o apoio da Militar, prendeu quatro pessoas no bairro Palmital, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (7). Entre os detidos estão o dono de uma boca de fumo e dois gerentes do tráfico de drogas.

A ação foi desencadeada com o objetivo de cumprir nove mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão referentes a homicídio e tráfico de drogas na área. Três integrantes da “gangue da Baiana” estavam no aglomerado das Antenas.

A quadrilha, que vive em conflito com outros grupos criminosos, começou a ser investigada há cerca de quatro meses, quando um dos seus integrantes, um adolescente de 17 anos, foi morto com um tiro na cabeça durante uma troca de tiros entre policiais civis e traficantes no dia 9 de outubro de 2014.

Na época, revoltados com a situação, alguns moradores  fizeram barricadas, tentaram invadir a casa de um policial civil e colocaram fogo em um ônibus que estava na avenida Amália Caldas Vargas.

Em outras datas, mais quatro coletivos da cidade teriam sido incendiados por integrantes da gangue. O grupo é suspeito de ter participado de 19 das 56 tentativas de homicídios e homicídios consumados que foram registrado em 2014 na cidade.

Além do trio, um jovem de 19 anos foi detido ao tentar esconder um dos suspeitos. Um carro também foi apreendido e a ocorrência encerrada na delegacia de Santa Luzia. Participaram da operação 62 policiais civis e 39 militares.

“Mamãe do tráfico" aposentou

O nome da gangue é em homenagem a mulher que coordenou por muitos anos o tráfico de drogas no bairro Palmital. Baiana se afastou do mundo do crime, mas seus filhos assumiram o controle. Nesta quarta, o filho dela, um homem de 23 anos que seria o dono do espaço, foi preso.

 

Atualizada às 10h16