MOBILIDADE

Em 15 dias, viagens de bike no Funcionários superam 4.000

Contagem foi feita em um trecho da avenida Bernardo Monteiro esquina com Afonso Pena, na região Centro-Sul da capital

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 24 de julho de 2016 | 11:37
 
 
Novidade. Totens financiados por banco deverão ajudar a nortear políticas públicas para o uso de bicicletas em BH Uarlen Valerio

A contagem de ciclistas que passam diariamente pela avenida Bernardo Monteiro esquina com Afonso Pena, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital, mostra que, em apenas quinze dias, já passaram pelo local 4.064 ciclistas, em ambos os sentidos da ciclovia. A contagem é feita por meio de um totem contador que entrou em operação, no local, no dia 1º de julho deste ano.

Desse total, o levantamento da BHTrans aponta que 2.121 bikes transitaram no sentido Aimoré/Afonso Pena, e 1.943 no sentido contrário. A média é de 270 bicicletas circulando diariamente na ciclovia da avenida Bernardo Monteiro.

Belo Horizonte é a segunda cidade no país e a quarta na América Latina a adotar esse tipo de dispositivo para realizar a contagem dos ciclistas. A primeira cidade Brasileira a instalar o equipamento foi São Paulo.

A BHTrans explica que o totem detecta bicicletas de tamanhos e formatos diferentes nas duas direções. A contagem é feita em tempo real, ou seja, os números são atualizados conforme as bicicletas circulam no local.

A detecção é realizada por leitores magnéticos posicionados no solo, onde está pintada a ciclovia, que analisam com precisão a massa eletromagnética das bicicletas. No painel do totem a quantidade de ciclistas é exibida em três contagens: diária, mensal e anual. A implantação do equipamento foi possível com a parceria firmada entre a BHTrans e um banco.