Expansão

Empresa estuda levar linha 2 do metrô até área hospitalar

Contrato previa a ligação do Barreiro até o bairro Nova Suíça, mas há possibilidade de ampliação

Por Lucas Gomes e Juliana Siqueira
Publicado em 24 de abril de 2023 | 03:00
 
 
O valor da passagem é de R$ 5,30 Foto: Flavio Tavares / O TEMPO

O traçado da linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que ligaria o Barreiro a Nova Suíça, pode passar por uma alteração. A MetrôBH, empresa que assumiu a gestão do transporte sob trilhos da cidade, realiza estudos para que a linha chegue na região Central, nas proximidades da praça Sete, ou área hospitalar. As obras desse trecho começam em março do próximo ano.

Pelo contrato, a linha 2 ligaria o Barreiro até a região do bairro Nova Suíça, que engloba a estação Calafate. Segundo Martins, há um estudo interno para, em vez da estação do Nova Suíça, a linha ir até a região central ou hospitalar, segundo o presidente da MetrôBH, Guilherme Martins. 

 

As obras do metrô devem iniciar em agosto deste ano, conforme detalha Guilherme Martins, presidente do MetrôBH. Já as primeiras intervenções da linha 2 iniciam em março de 2024, mas os trens do novo trecho só devem circular em 2029. pic.twitter.com/Ra9rcNztmD

— O Tempo (@otempo) April 24, 2023

 Atualmente, a empresa responsável pela concessão do meio de transporte se reúne com o governo de Minas e com a prefeitura da capital para tratar sobre a ampliação da rede e o principal tema em discussão é o licenciamento urbanístico dos espaços que receberão as novas estações e trilhos. “Com essas licenças possibilitando, nossa expectativa é iniciar as obras em março do ano que vem. Assim que acabarem as chuvas”, disse o presidente da concessionária, se referindo à linha 2 independentemente do traçado aprovado. 

Segundo Martins, há um grande trabalho para o licenciamento ambiental e a empresa tem recebido todo o respaldo do Executivo estadual e do municipal. Nessa linha, a ideia é de que os trens circulem em um prazo de 7 minutos no intervalo de pico, que é o período atual da linha 1. 

Pelo contrato, a linha 2 ligaria o Barreiro até a região do bairro Nova Suíça, que engloba a estação Calafate. Segundo Martins, há um estudo interno para, em vez da estação do Nova Suíça, a linha ir até a região central ou hospitalar.  

A empresa espera que as estações sejam construídas em quatro anos e a via permanente dos trilhos em três anos. “Elas não vão ser construídas simultaneamente porque tem questão de desapropriação para ser trabalhada antes disso. Principalmente das estações. Então a expectativa é que a gente conclua todo esse pacote até o sexto ano da concessão. Ou seja, em 2029 a gente vai estar com a linha 2 em operação”, projetou o presidente. 

O anúncio da linha 2 ainda gera desconfiança por parte da população. Mateus Sampaio, de 25 anos, disse que já viu muita promessa em relação ao novo trecho e que fica com o pé atrás. “Não confio muito não, só quando começar a sair mesmo”, disse. O jovem, que usa o metrô todos os dias, aguarda ansiosamente a expansão também para o Novo Eldorado, prevista como uma ampliação da Linha 1. “Ficaria ao lado da minha casa. Eu não precisaria de ônibus ou aplicativo para chegar até aqui na estação Eldorado”, contou. Rogério Lima, de 60 anos, lembrou que já ouve essa história de ampliação há 20 anos. “Espero que tenha mais uma linha, que é a linha 2 que está prevista. Já tem mais de 20 anos que está pra sair”.