Ônibus lotados ou ruas congestionadas? Para o Sindicato das Empresas de Belo Horizonte (Setra-BH), "o maior problema do transporte público não é a lotação e sim o de ter agilidade e eficiência no transitar nas ruas sempre congestionadas da cidade". De acordo com a associação que representa as empresas do transporte público da capital, as vias lotadas, principalmente nos horários de pico, comprometem a pontualidade das viagens e causa insatisfação aos usuários.
O descumprimento do quadro de horários é o item com mais reclamações nos canais de denúncias abertos pela Prefeitura para os usuários do transporte público. Ele representa 28% dos itens de insatisfação. O segundo é a superlotação dos veículos, com 21%. "Não adianta aumentar a quantidade de ônibus/viagens para eles ficarem enfileirados presos em congestionamentos no trânsito. É preciso que o Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte tenha prioridade nas vias, principalmente nos horários de pico", afirma o Setra-BH, em nota.
Os usuários da linha 823, com itinerário da linha São Gabriel ao bairro Vitória, na região Nordeste da capital, são os que mais reclamam do descumprimento do quadro de horários. Ao todo, são 49 registros de denúncias. O ranking de reclamações segue com linha 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol via Nazaré), com 48 registros, e com a linha 8150 (União/Serra), com 28.
Para o Sindicato das Empresade Belo Horizonte (Setra-BH), o aumento da oferta de viagens tem amenizado o problema de superlotação nos coletivos. A expectiva é que a partir desta terça-feira sejam feitas 22.300 viagens por dia, número superior as 21.708 acordadas com a Prefeitura de Belo Horizonte. A maior oferta tem como objetivo um número de menor de passageiros por veículo. "Isso dá uma média de 39 passageiros por viagens, lembrando que antes da pandemia a média era de 49 passageiros por viagem", afirmou em nota.
O que diz a Prefeitura:
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a capital possui mais de 45 quilômetros de faixas e pistas exlusivas. "Além da exclusividade à circulação dos ônibus, há o tratamento dos pontos de parada e melhores condições de acessibilidade ao pedestre", disse em nota.
A adminsitração, por meio do Grupo de Trabalho para discussão da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (GT-MOB-BH), disse que discute alguns projetos para mais 70 quilômetros de faixas exclusivas. "É importante reforçar que participam do grupo representantes dos poderes executivo, legislativo e também do Setra-BH", afirmou.
Veja as linhas com mais reclamações de descumprimento de horários e de superlotação
1. Descumprimento de quadro de horários - 28%
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 49
Linha 806 (Estação São Gabriel / Vista do Sol) - 48
Linha 8150 (União / Serra) - 28
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 21
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 20
2. Superlotação - 21%
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 35
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 26
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI) - 25
Linha 5107 (Estação Pampulha / Savassi ) - 23
Linha 5201 (Dona Clara / Buritis) - 19
Linha 4110 (Dom Cabral / Belvedere) - 19
Onde reclamar
As reclamações podem ser feitas pelos usuários pelo aplicativo PBH APP, internet, whatsapp e email. É importante encaminhar o número da linha, número do veículo, dia e horário do acontecido, além de um breve relato.
- Aplicativo gratuito PBH APP onde é possível registrar reclamação e realizar a avaliação com vários critérios.
- Portal de Serviços da PBH por meio do serviço Reclamação de ônibus (transporte coletivo)
- Whatsapp: (31) 98472-5715
- E-mail: subsidio@pbh.gov.br