K9

Entenda o que é a droga Zumbi que causa caos em cadeias de MG e avança nas ruas

Autoridades investigam ao menos 13 mortes em dois presídios da Grande BH

Por O Tempo
Publicado em 10 de abril de 2024 | 11:50
 
 
Droga tem alta capacidade de causar dependência Foto: Editoria de Arte O Tempo

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Civil investigam ao menos 13 mortes em dois presídios de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, ocorridas desde dezembro do ano passado. Sete delas ocorreram nos últimos dez dias. 

Conforme a Sejusp, as mortes ocorreram por causa de supostas overdoses em decorrência do uso de entorpecentes da família “K”.  A droga é difícil de ser detectada nos presídios por ser diluída em papel, tecido ou qualquer outro tipo de objeto. Além disso, por ser incolor e sem cheiro, ela é praticamente imperceptível a olho nu quando borrifada em pedaços de papel. 

As drogas de origem K causam um “efeito zumbi” nos usuários, o que foi motivo para algumas bocas de fumo em Belo Horizonte “barrarem” a venda do entorpecente após um “teste de qualidade”. A droga (originalmente líquida) chega geralmente borrifada em papéis ou em ervas para ser fumada. Trata-se de um canabinoide sintético produzido em laboratórios clandestinos dentro e fora do Brasil e que provoca severas contrações musculares, alucinações, psicose, convulsões e até a morte.  

Um traficante de um aglomerado localizado na região Oeste de BH contou à reportagem no ano passado que chefes do crime desistiram de vender a K9 após um “teste de qualidade” — realizado entre integrantes da facção — resultar em “piripaque” coletivo.

“Quatro responsáveis por bocas de fumo da região usaram a droga para saber qual a ‘brisa que batia” para poderem descrever aos compradores. Só que a galera que experimentou passou muito mal: primeiro, eles ficaram paralisados e, depois, tiveram uma espécie de convulsão. Ninguém foi para o hospital, mas quase precisou. E chamar esse tipo de atenção não é bom para nenhum traficante. A boca de fumo vira alvo da polícia por nada”, revelou a fonte, sob a condição de anonimato.  

Veja no vídeo abaixo os efeitos da droga: