A tão esperada obra de expansão do metrô de Belo Horizonte só deve começar a sair do papel, efetivamente, em janeiro de 2013. O prazo máximo de entrega é para dezembro de 2016. Porém, já no início do próximo ano, começa a modernização da linha 1 (Eldorado-Vilarinho).


Os trabalhos serão conduzidos pela Metrominas, empresa estatal com participação das prefeituras da capital e de Contagem. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deixará de operar o metrô assim que as obras de ampliação começarem.


Ontem, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e o governador Antonio Anastasia convocaram uma coletiva de imprensa para anunciar que o edital de licitação do projeto executivo das linhas 2 (Barreiro/Calafate II) e 3 (Savassi/Lagoinha) será lançado em janeiro de 2012. "A licitação do projeto executivo será feita antes mesmo da assinatura do financiamento, para ganharmos tempo", disse o prefeito.


Em setembro deste ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou um aporte de R$ 2 bilhões para garantir as obras de expansão do metrô. Outros R$ 1,1 bilhão devem ser investidos com dinheiro dos cofres dos Estados, dos municípios atendidos pelo metrô e da iniciativa privada. De acordo com o governador, em janeiro próximo, a presidente publicará um decreto com todos os procedimentos para a nova modelagem do metrô. Posteriormente, serão assinados os contratos de financiamentos para liberação da verba.


Com esse recurso em mãos, será possível publicar o edital para a contratação da empresa que irá realizar as obras, através de Parceria Público-Privada. Segundo Lacerda, esse processo deve terminar no fim de 2012. Por isso, explica o prefeito, as obras na linha subterrânea Savassi/Lagoinha começarão em 2013.


Panes. As obras de modernização da linha 1 - que compreende 19 estações, entre a Vilarinho, em Venda Nova, e a Eldorado, em Contagem - devem colocar fim às frequentes panes no sistema. A melhoria vai compreender a compra de trens, a modernização das estações e a troca da sinalização.

O que será feito

Linha 1. A previsão é modernização e construção das estações Novo Eldorado (em Contagem) e Calafate II, onde será realizada a conexão com os trens que vierem do Barreiro pela linha 2. 

Linha 2. O trecho entre Barreiro e Calafate II será implantado com 10 km, cinco estações e sete trens.

Linha 3. O trecho entre a Savassi e a Lagoinha será todo subterrâneo, com 4,5 km de via, cinco estações e cinco trens.

Histórico. A construção do Metrô de BH foi iniciada na década de 80, pelo governo Federal, aproveitando o traçado de uma antiga linha ferroviária, segregando-se, em linhas paralelas, o transporte de cargas. Após 25 anos do início de suas obras, o metrô opera em uma única linha, com uma extensão de 28 km, ligando o Eldorado, em Contagem, à Região Norte de BH.