Uma idosa de 65 anos, quase totalmente cega por causa de uma catarata, foi abandonada pelo filho de 27 anos em um barracão, sem água e sem comida, por dois dias, no bairro Carapina, em Governado Valadares, no Leste de Minas. A senhora foi resgatada pela Polícia Militar após vizinhos escutarem os gritos de socorro dela, na última quarta-feira (25), em pleno Natal. A vítima estava desidratada e teve que ser hospitalizada.
Um vídeo gravado por um dos policiais que atendeu a ocorrência mostra as condições de abandono em que a senhora foi encontrada. Nas imagens, o militar diz que situação é “desumana” e explica que no barracão não havia energia elétrica nem chuveiro. O vídeo não foi repassado à reportagem.
A vítima contou aos militares que o filho a teria levado para o imóvel, na rua Tumiritinga, contra a sua vontade, deixando-a lá por dois dias. Ele ainda pegou o cartão-benefício dela e não teria repassado a ela o dinheiro. Na casa, ela não tinha comida nem o que beber.
Vizinhos contaram que encontraram a senhora depois de, na tentativa de pedir socorro, ela se apoiou em um portão que, por estar quebrado, caiu em cima dela.
Ao ir no endereço em que o filho da idosa estava, ele foi encontrado deitado em um quarto com a companheira, no ar-condicionado. Aos militares, ele disse que alugou o barracão e levou a mãe para lá, porque estaria cuidando dela. Ele entregou à polícia o cartão-benefício que havia tirado mãe.
A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal de Governador Valadares. Já o filho foi preso, ouvido na delegacia e, depois, encaminhado para o presídio de Governador Valadares.