Frio

Geadas não ficam só no Sul e atingem diversas regiões de Minas

Meteorologista não descarta possibilidade de gear inclusive em municípios da região metropolitana de BH, como Florestal e Juatuba

Qua, 18/05/22 - 14h06
População vai amargar prejuízo pelos próximos três anos | Foto: Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Altos

Ouça a notícia

Até domingo (22), as geadas em Minas Gerais devem persistir e não ficam restritas apenas ao Sul do estado. A previsão é que elas se expandam, nas próximas 48 horas, para as regiões Oeste, Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba, Campo das Vertentes e Zona da Mata. 

O meteorologista do Geoclima Heriberto dos Anjos também não descarta a ocorrência do fenômeno na região metropolitana de Belo Horizonte.

“Em cidades mais ao extremo, como Florestal e Juatuba, a temperatura fica próxima de 4°C e 5°C, podendo ocorrer geada fraca, mas isso saberemos nos próximos dias”, afirma.

Heriberto reforça que é raro gear e fazer frio intenso em Minas durante o mês de maio. “Pode ocorrer, mas o que estamos vendo agora é muito diferente do padrão dos dias anteriores”, diz.

Prejuízo

As geadas trazem prejuízos para agricultores e principalmente para a produção no campo. Com as baixas temperaturas, uma camada de gelo se forma sobre as plantas, que podem morrer congeladas. 

Em 2021, o fenômeno atingiu, em especial, as lavouras de café. Levantamento feito pela  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) mostrou que as geadas atingiram 173,7 mil hectares das plantações mineiras ocupadas com a cafeicultura, afetando pelo menos 9,5 mil produtores mineiros.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.