Maus-tratos

Idoso é preso após arrastar cachorros pelo pescoço usando cinto em Campo Belo

O suspeito, de 66 anos, foi filmado por uma testemunha enquanto cometia o crime na cidade do Centro-Oeste mineiro

Por José Vítor Camilo
Publicado em 16 de abril de 2024 | 14:38
 
 
Idoso foi preso na última segunda-feira (15) Foto: PC/DIVULGAÇÃO

Após ser filmado enquanto arrastava pela rua dois cães, que estavam amarrados pelo pescoço com um cinto de couro, um idoso de 66 anos foi preso pela Polícia Civil por maus-tratos aos animais em Campo Belo, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O suspeito foi detido na última segunda-feira (15 de abril).

Segundo a instituição policial, nas imagens feitas por uma testemunha do crime é possível ver o senhor arrastando os dois cães e, em seguida, agredindo os animais com socos. Diante da denúncia, os policiais foram até o endereço e localizaram o suspeito, que admitiu o ocorrido.

O delegado Matheus Silva informou que os animais que foram vítimas do crime estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O idoso foi preso em flagrante por maus-tratos qualificado, que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de animais.

Lei Sansão 

Em 2020, foi aprovada a Lei Sansão, de autoria do deputado Fred Costa, que endureceu a pena para crimes de maus-tratos animais. A lei prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.  Antes, a pena era detenção de até um ano. 

Qualquer cidadão pode denunciar atos de maus-tratos a animais às autoridades. As denúncias podem ser feitas nas delegacias da Polícia Civil, em batalhões da Polícia Militar, pelo telefone 190 e pelo disque denúncia 181.