Fechada para os turistas desde dezembro de 2017, a igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, será reaberta na próxima sexta-feira (4). Depois de passar por obras, um dos cartões postais mais tradicionais da cidade irá voltar a receber público a partir de 9h30 para um evento cultural e celebrações religiosas.

A informação da reabertura do templo religioso foi confirmada pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Outros detalhes sobre a programação do dia do santo, que é padroeiro da igreja, serão repassados pelo padre Wellington, assistente paroquial da igrejinha da Pampulha.

Faltando poucos dias para a reabertura, a igreja assinada por Oscar Niemeyer (1907 _ 2012) ainda passa por pequenos ajustes. A limpeza do salão principal e a colocação dos bancos estão sendo feitas. A expectativa do arquiteto goiano Lucas Vargas de conhecer a igrejinha foi frustada pelas cercas que separam o público do templo. "É a primeira vez que venho a BH e é uma pena não estar aberta. Essa igreja é uma referência arquitetônica para todo mundo", disse.

Programação

De acordo com a Arquidiocese, na sexta-feira (4), dia de São Francisco de Assis, ocorrerá a benção dos animais às 19h. A agenda para casamentos estará aberta a partir de janeiro de 2020. A igreja vai ficar aberta diariamente, das 8h às 18h, com missa aos domingos às 10h30