Tempestades

Inmet emite sete alertas de chuva para Minas, com alto risco para BH e região

Além do alerta mais grave, três são de risco moderado e, o restante, de baixo risco

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 06 de dezembro de 2021 | 16:06
 
 
Chuva em Belo Horizonte Foto: Lucas Negrisoli / O TEMPO

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta segunda-feira (6) sete alertas para Minas Gerais, dos quais um deles é de grande risco – abrangendo Belo Horizonte e região metropolitana – três são de risco moderado e, o restante, de baixo risco. Todas as regiões do Estado estão implicadas nos alertas do órgão, que têm validade até a manhã desta terça-feira (7).

O mais grave prevê chuva com volume superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia, e “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”. Este, se refere à capital e entornos.

Os três alertas de gravidade moderada pontuam possibilidade de precipitações com volume entre 30mm/h e 60mm/h ou 50mm/dia e 100mm/dia e ventania com velocidade de até 100Km/h.

Praticamente todas as regionais do Estado estão incluídas, com exceção do Triângulo Mineiro e as divisas com São Paulo e Bahia.

Confira os alertas moderados e cidades afetadas: 1, 2 e 3.

“Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas” são citados pelo Inmet para os alertas.

Por fim, há risco potencial de chuvas com volume entre 20mm/h e 30mm/h ou até 50mm/h, ventos com velocidade de até 60Km/h e baixo risco de problemas decorrentes das precipitações nos três alertas finais, que englobam as região não previstas nos três anteriores.

Alertas brandos e cidades afetadas: 1, 2 e 3.