O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou a compra de 4 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.
Kalil tem uma reunião ainda nesta sexta-feira para tratar do assunto. Mas ele disse que já esteve com representantes do Consulado da Rússia no Brasil para discutir o negócio e que, com a permissão da lei, vai fazer a compra. "Como está chegando muito pouca vacina, estamos providenciando", afirmou Kalil.
O prefeito disse que fará o pagamento adiantado para não haver problema burocrático.
Estamos com dinheiro em caixa e já anunciamos a intenção de comprar 4 milhões de vacinas para Belo Horizonte. Já fiz contato com representantes da Rússia, que produz a Sputnik V, e procuramos outros laboratórios. O pagamento será adiantado, assim que disponibilizadas as doses.
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) March 12, 2021Kalil segue o caminho do prefeito de Betim Vittorio Medioli, que anunciou a compra de 1,2 milhão de doses do imunizante para a cidade.
O imunizante russo ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em entrevista coletiva na manhã dessa sexta-feira, os diretores da agência reguladora disseram que aguardam respostas da empresa União Química, que representa a Sputnik V no Brasil.