Caso a barragem da Mina Serra Azul se rompa, parte da BR-381 seria atingida pela pluma de rejeitos. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (8).
A corporação disse ainda, que a lama poderia chegar ao Rio Manso, causando grandes prejuízos ambientais.
A barragem da Mina Serra Azul, que está em nível 2 na classificação de risco de rompimento - tem 90 metros, 35 graus e 5,2 milhões de metros cúbicos.
A estrutura é gerida pela empresa ArcelorMittal. De acordo com o capitão Herbert Aquino, da Defesa Civil, foram abordadas famílias em cerca de 52 imóveis na área de risco.
Segundo ele, durante a madrugada, o plantão de emergência da Defesa Civil recebeu o alerta da empresa ArcelorMittal comunicando a mudança do nível de classificação de risco na barragem da Mina Serra Azul, de nível 1 para o dia 2 - que é quando há risco de rompimento. O nível de classificação 3 é quando já há colapso da estrutura.
A Defesa Civil disse que o procedimento foi adotado porque a empresa passou a adotar um critério "mais conservador de análise da barragem". "Segundo eles, não houve alteração na estrutura da barragem. Por medida de precaução, foi feita essa mudança e a norma exige evacuação", disse o capitão.