São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai receber uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em 2026. O governo de Minas estima que 135 mil moradores da cidade e dos municípios vizinhos de Igarapé, Mário Campos e Brumadinho, todos localizados na Grande BH.

De acordo com o Executivo, enquanto a estrutura definitiva não é concluída, a população do município contará com um posto provisório exclusivo para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que passou a funcionar nesta segunda-feira (25/8), na sede da prefeitura do município, localizada na avenida José Gabriel de Resende, nº 340, bairro Tereza Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local conta com dois guichês de atendimento, com capacidade inicial de 400 emissões mensais da CIN.

Os moradores podem realizar os agendamentos para atendimento no posto provisório pelos canais oficiais do Governo de Minas: Portal MG, aplicativo MG App Cidadão ou no totem de autoatendimento que será disponibilizado no local.

Previsão de inauguração da UAI

De acordo com o governo de Minas, a UAI definitiva de São Joaquim de Bicas deve ficar pronta no primeiro semestre de 2026. A estrutura permanente ofertará diversos serviços à população, estimando mais de nove mil atendimentos mensais.

Segundo o Executivo, além da emissão da CIN, serão realizados atendimentos de trânsito (habilitação e veículos), do Procon, do Sistema Nacional de Emprego (Sine), emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recuperação de acesso ao Gov.br e serviços da Sala Mineira do Empreendedor.