Vale do Aço

Mais de 70 casas ficam danificadas em Coronel Fabriciano com as chuvas

Ribeirão Caladão, que corta toda a cidade, transbordou e a cheia chegou a aproximadamente 2,80 metros de altura

Por Fernanda Viegas
Publicado em 27 de dezembro de 2013 | 14:10
 
 

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, na noite dessa quinta-feira (26) e durante a madrugada desta sexta-feira (27) deixaram pelo menos 71 casas parcialmente danificadas, segundo a Defesa Civil municipal. Toda a cidade foi atingida, mas nenhuma morte foi registrada. Pontes que ligam a cidade ao restante da região estão interditadas.

O ribeirão Caladão, que corta toda a cidade, transbordou e a cheia chegou a aproximadamente 2,80 metros de altura. Isso porque, o ribeirão deságua no rio Piracicaba, mas ele também apresenta cheia. “Houve uma situação sobrenatural, uma coisa inédita. Foram aproximadamente 100 mm de chuva durante 3h45. Isso foge ao normal”, afirmou o coordenador da Defesa Civil municipal, Inarc Valadares da Silva.

De acordo com Silva, a topografia da cidade é formada por apenas 5% de terreno plano, o que contribuí para deslizamentos e desabamentos em períodos chuvosos. Além disso, a população realiza intervenções sem respeitar as recomendações e dando origem a construções irregulares.

Desde o dia 08 de dezembro, a Defesa Civil atendeu a cerca de 280 chamados. O Corpo de Bombeiros informou que atende cerca de 30 chamados por dia em Coronel Fabriciano. Os órgãos contam com a ajuda de um grupo de engenheiros voluntários.

Donativos estão sendo recolhidos no Salão Paroquial do Centro e na Paróquia Santo Antônio, no Melo Viana para ajudar as vítimas da chuva. A chuva dá uma trégua na tarde desta sexta-feira (27) no município.

Resgate

Os bombeiros resgataram um homem que ficou ilhado na noite dessa quinta-feira (26), na avenida Juscelino Kubitscheck, no bairro Mangueiras. 

Davison Carvalho Caetano, 30, contou que foi alvo de tiro no braço direito e, com o intuito de fugir do suspeito, pulou no rio Piracicaba, nadou até as pilastras que sustentam a ponte que cruza o rio e abrigou-se no local ficando ilhado. Caetano foi resgatado com o uso de equipamentos e técnicas específicas e encaminhado a recurso hospitalar. O suspeito dos disparos não foi localizado.

Atualizada às 14h59.