Mais de 700 vacinas contra inúmeras doenças precisaram ser descartadas em um posto de saúde do município Divino das Laranjeiras, na região do Rio Doce, nesta segunda-feira (24).

As doses permaneciam armazenadas em um sistema próprio de refrigeração e, depois que alguém desligou o padrão de energia da unidade de saúde durante a madrugada, elas perderam a eficácia e as tiveram como destino o lixo. A prefeitura da cidade acredita em ato de vandalismo. 

Entre as 722 vacinas perdidas, estão doses contra a Hepatite B, HPV e até BCG. Esta última é responsável por imunizar o organismo contra a tuberculose e, segundo a Prefeitura de Divino, se encontrava em falta em todo o Estado de Minas Gerais. 

"Além do prejuízo financeiro, as ações criminosas contra a nossa saúde também levam a um prejuízo moral contra a população, parte mais prejudicada com esse tipo de façanha", publicou o órgão em sua página oficial no Facebook. 

Suspeita de crime

Uma funcionária do posto de saúde Zuleica de Araújo Lopes chegara para trabalhar na manhã de segunda-feira (23), quando percebeu que não havia energia elétrica na unidade. No entanto, em todos os outros estabelecimentos municipais e casas da região não havia falta de luz. 

Segundo ela contou, decidiu ir até o relógio do posto de saúde e lá constatou que o interruptor estava desligado. Como não há cadeado que proteja o sistema, a Polícia Militar, funcionários e a própria prefeitura acreditam que vândalos aproveitaram que a população estava envolvida com a "Festa do Divinense Ausente 2019" para cometer o crime. 

Além das vacinas, medicamentos que necessitam de refrigeração também precisaram ser descartados. Ninguém foi preso e os suspeitos do crime ainda são procurados.